27 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Huambo: Mais de 700 morreram de malária no primeiro trimestre do ano

PARTILHAR

Mais de 700 pessoas morreram por malária em diversas unidades sanitárias da província angolana do Huambo nos primeiros três meses do ano, período em que foram registados mais de 400 mil casos da doença, revelaram as autoridades sanitárias da província.

O município mais afectado é o da Caala, onde se registaram mais de 100 mortes.

Albino Hongo, dos serviços de saúde, disse que a principal razão das mortes “é a chegada tardia dos pacientes nas unidades hospitalares”.

“Pelo estudo que fizemos ,concluímos existirem pacientes que fizeram menos de 1 hora de hospitalização”, acrescentou, afirmando ainda que a falta de medidas preventivas “como o uso do mosquiteiro” e outras contribui para a doença e mortes.

Aquele responsável disse ter sido criada uma equipa multivectorial para redobrar os trabalhos de combate para actuar nos municípios mais críticos, com destaque para Caala e sublinhou que, entre outras medidas. “é precisa a mudança de mentalidade das populações”.

Mas também há queixas de mau antedimento e falta de meios nas unidades hospitalares da província.

O activista Elizandre Isaac afirmou que “o antendimento é muito precário, há falta de medicamentos, e no banco de urgência as pessoas ficam muito tempo para serem atendidas, por isso as mortes aumentarem”.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Ministra de Estado destaca engajamento da igreja na promoção da paz

A ministra de Estado para Área Social, Dalva Ringote, destacou, este sábado, a necessidade de um maior engajamento das...

Acto central do Dia da Paz e Reconciliação Nacional acontece no Huambo

A cidade do Huambo acolhe, quinta-feira, o acto central das celebrações do 22º aniversário da Paz e Reconciliação Nacional,...

Comboio do CFB colhe mortalmente cidadão no Cachiungo

Um cidadão nacional de, aproximadamente, 37 anos de idade, foi colhido mortalmente na manhã deste sábado, por um comboio...

Huambo contemplado com centro de formação de alta tecnologia

A infra-estrutura, com mais de 30 laboratórios e seis oficinas, é uma doação da República Popular da China ao...