25.4 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Embaixadores africanos a favor da política migratória de Marrocos

PARTILHAR

Os embaixadores africanos acreditados em Marrocos elogiaram, domingo em Rabat, a política de imigração adoptada pelo Reino, sob a sábia liderança do Rei Mohammed VI, e manifestaram a sua total disponibilidade para colaborar com as autoridades marroquinas neste domínio.

Fonte oficial referiu que o decano do corpo diplomático e embaixador dos Camarões em Marrocos, Mouhamadou Youssifou, indicou que o grupo africano “aprecia muito o gesto de Sua Excelência o Rei Mohammed VI para o enquadramento dos migrantes em Marrocos”, lembrando a iniciativa de regularização, lançada em 2013 graças ao gesto magnânimo do Rei em favor dos migrantes irregulares no Reino.

“Esta política migratória de Marrocos valeu ao Rei a sua nomeação como Líder da Migração em África pela União Africana (UA)”, apontou o diplomata em comunicado no final de um encontro sobre a questão migratória entre funcionários do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Africana e Marroquinos que vivem no estrangeiro e o Ministério do Interior e os embaixadores e representantes do corpo diplomático africano acreditado em Marrocos.

 - portal de angola
O decano dos embaixadores acreditados em Marrocos depois de condenar o assalto dos imigrantes clandestinos em Nador Youssifou observou que os diplomatas africanos estão como no passado ao lado das autoridades marroquinas para pôr fim a esta situação<br >DR

Prontidão e coordenação de acções

O decano dos embaixadores acreditados em Marrocos, depois de condenar o assalto dos imigrantes clandestinos em Nador, Youssifou observou que os diplomatas africanos estão, como no passado, ao lado das autoridades marroquinas para pôr fim a esta situação.

Afirmando que “estamos, como no passado, do lado das autoridades marroquinas para pôr fim a esta situação que não honra os nossos países e que não honra África em geral”, e observado que “estamos prontos para acompanhar o Rei Mohammed VI para encontrar uma solução duradoura para a questão da imigração”, indicou que o corpo diplomático africano está pronto para trabalhar com Marrocos para criar uma sinergia de acções com os países africanos.

Na mesma ocasião, o embaixador da República do Chade em Marrocos, Mahamat Abdel Rassoul, saudou a política migratória do Rei, recordando que o Soberano deu as suas altas instruções para proteger todos os estrangeiros e migrantes que trabalham, estudam e vivem em Marrocos.

“Vivemos em Marrocos e sabemos como os irmãos marroquinos conduzem a sua política para com os nossos estudantes, os nossos emigrantes e os nossos trabalhadores do Reino”, apontou, defendendo ainda que a UA confiou ao Soberano a gestão dos “muito pertinentes e sensíveis” da migração.

Referiu-se também à determinação do seu país em ajudar Marrocos a colocar em prática a visão real de fazer da cooperação Sul-Sul a base da unidade africana.

Na mesma ordem de ideias, Sylver Aboubakar Minko-Mi-Nseme, embaixador da República do Gabão, salientou que o seu país incentiva a política migratória preconizada pelo Governo marroquino sob a alta inspiração do Rei Mohammed VI.

“Trabalhamos com as autoridades marroquinas para conscientizar os nossos cidadãos de que Marrocos está apenas protegendo seu território e que a imigração ilegal não pode ser incentivada”, completou.

Também interveio Mohamed Mahamoud Ben Labbat, embaixador do Mali em Rabat, elogiando a política migratória de Marrocos e a sua liderança.

Já o ministro conselheiro da Embaixada da União das Comores em Marrocos, Housni Mohamed Abdou, sublinhou que o Rei Mohammed VI está a trabalhar para perpetuar a política de abertura do Reino e tornar Marrocos uma terra acolhedora, salientando que um número significativo de subsaarianos estudam, trabalham e vivem no Reino.

“Estamos dispostos a colaborar com as autoridades marroquinas”, indicou Mohamed Abdou, reiterando a solidariedade do seu país com a política migratória marroquina.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Terra volta a tremer em Marraquexe

Um sismo de magnitude 4,6 abalou hoje a zona do Atlas e foi sentido na cidade de Marraquexe, sendo...

Federação Internacional da Cruz Vermelha apela a doações para Marrocos

Organização está a angariar o equivalente a 105 milhões de euros para satisfazer necessidades básicas das vítimas do terramoto...

Equipes de resgate buscam por sobreviventes mais de 48 horas após terremoto no Marrocos

As equipes de resgate corriam contra o tempo na segunda-feira para encontrar sobreviventes nos escombros, mais de 48 horas...

Suíça e Noruega seguem para os “oitavos”. Anfitriã eliminada

As contas do Grupo A estão fechadas. A Nova Zelândia, uma das anfitriãs do campeonato foi eliminada, tal como...