O Presidente do MPLA, João Lourenço, afirmou este sábado, 11 de Junho, na cidade do Luena, Moxico, que o Programa de Governo 2022/2027 destaca maior aposta na construção de infra-estruturas sociais, com realce para escolas, estradas, pontes, hospitais, caminhos-de-ferro e instituições de ensino superior.
João Lourenço teceu essas considerações durante o acto político de massas, que aconteceu no Estádio Comandante Jones Kufuna “Mundunduleno”, com a participação de mais de 70 mil pessoas provenientes de todos os municípios que compõem a província do Moxico.
O Líder do MPLA referiu que, no próximo mandato, caso vença as Eleições Gerais, será dada a continuidade da construção da estrada nacional que liga o município do Cuito à cidade do Luena, e que posteriormente interligará os municípios do Luau e do Alto Zambeze.
As vias de comunicação Cazombo/Cangamba, Lucuci/Lumbala Kakengue também constam do plano de reabilitação das estradas anunciadas pelo Presidente João Lourenço.
O Presidente do MPLA anunciou ainda a conclusão das obras de construção da estrada que liga as províncias do Moxico e da Lunda-Sul, para permitir maior fluidez de circulação de pessoas e bens entre as duas regiões.
Sonho da casa própria já é uma realidade
João Lourenço referiu também que, devido à procura de mais habitações por parte da população local, a Centralidade do Luena inaugurada recentemente, vai ter uma segunda fase para permitir que mais jovens tenham acesso ao projecto habitacional e concretizar o sonho da casa própria.
O Líder do MPLA indicou ainda que, no próximo mandato o governo vai gizar um programa para a construção de mais universidades e institutos superiores técnicos em todo o país, com vista a criar melhores condições de trabalho dos docentes e ambientes condignos de estudo aos estudantes, onde a província do Moxico será uma das contempladas.
Marcaram presença no acto político enquadrado na pré-campanha eleitoral do Partido no poder, a Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, o Secretário-Geral, Paulo Pombolo, os membros do Bureau Político, o primeiro-secretário do Comité Provincial, Gonçalves Muandumba, bem como os membros da Comissão Executiva do Comité Provincial.
Estiveram igualmente no evento, deputados à Assembleia Nacional pelo círculo provincial, membros do governo provincial, da sociedade civil, autoridades tradicionais, líderes religiosos, representantes das organizações juvenis e populares.
O acto político de massas contou com a participação dos músicos da praça nacional, com destaque para Jojó Gouveia, Bambila, Papá Swegue, Namayonga, Nha Katolo, Hamilton, que ao interpretarem as suas canções não deixaram os seus créditos em mãos alheias, levando ao delírio os presentes que esgotaram por completo o recinto.