27 C
Loanda
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Moçambique: Ministra da Educação retira livro “problemático” da circulação e suspende comissão de avaliação

PARTILHAR

O Ministério da Educação de Moçambique anunciou nesta quinta-feira, 2, a retirada do livro escolar de Ciências Sociais da sexta classe, por causa dos erros contidos e que esteve na origem de várias críticas.

A retirada do manual é uma das quatro medidas anunciadas pela ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, que pela primeira vez desde que a polémica veio a público, há uma semana, falar do assunto.

Carmelita Namashulua decidiu também suspender a Comissão Nacional de Avaliação do Livro Escolar e o director do Instituto Nacional de Desenvolvimento da Educação e criar uma Comissão que vai avaliar a profundidade dos erros e recomendar no final, as medidas a tomar.

Na terça-feira, o assunto esteve na mesa do Conselho de Ministros que deu 15 dias à comissão de inquérito criada para analisar e divulgar a origem e as causas dos erros.

Em Fevereiro de 2022 começaram a circular nas redes sociais, Facebook sobretudo, imagens da página do livro que causou debate e discórdia, quando afirma, por exemplo, que o Zimbabwe faz limite com o Mar Vermelho.

O livro de que se fala é sobre ciências naturais e aborda, entre vários outros assuntos, temáticas sobre a natureza e evolução da espécie humana.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Botswana e Moçambique duas visões opostas da África Austral

Estes últimos dias, ocorreu uma história de duas transições na África Austral. Primeiro as boas notícias. O Botswana, com...

Vários mortos nas manifestações em Moçambique

Várias cidades de Moçambique foram este sábado (02.11) palco de protestos contra os resultados eleitorais. Há registo de, pelo...

Tensão política em Moçambique atinge ponto crítico após eleições contestadas

Os moçambicanos preparam-se para mais turbulência política na sequência do apelo do líder da oposição, Mondlane, para uma semana...

Crise política agrava-se em Moçambique com manifestantes e jornalistas atacados esta manhã em Maputo pela polícia

A Polícia moçambicana dispersou esta manhã, 21 de outubro, uma manifestação no centro de Maputo, convocada pelo candidato presidencial...