Dois anos depois suspenso, devido a pandemia da Covid-19, o Prémio Provincial de Jornalismo, foi, esta quarta-feira, lançado na cidade do Luena, Moxico, para distinguir os melhores profissionais destacados em 2022.
Sob lema “Mais acesso à informação, mais participação dos cidadãos, melhor governação”, a 12ª edição vai premiar os melhores jornalistas dos órgãos de comunicação social sedeados na região nas categorias de Imprensa, Televisão, Rádio e fotojornalismo.
A presente edição do concurso está avaliada em dois milhões e setecentos kwanzas, prevendo distinguir com um milhão de kwanzas o melhor jornalista do ano, enquanto os vencedores de cada categoria receberão 300 mil kwanzas.
Ao intervir no acto de lançamento do prémio, o director do Gabinete de Comunicação Social, André Pinto, disse que o evento visa reconhecer e valorizar o trabalho prestado pela classe jornalistica da região.
Acrescentou que tem o objectivo de estimular a criatividade e a investigação dos profissinais, para melhor produção de conteúdos que concorrem para o desenvolvimento socioeconómico da província.
Numa altura em que o país preparar-se para realizar as próximas eleições gerais, o responsável apelou aos profissionais a cumprir com rigor o papel de informar, de modo a fortalecer a democracia no país.
A gala de premiação está prevista para o dia 24 de Junho próximo, entretanto, será antecedida de um período de apresentação dos trabalhos e a respectiva avaliação pelo corpo do jurado.
Rafael Damião, profissional da emissora local da Rádio Nacional de Angola (RNA) foi o vencedor da 11ª edição do Prémio Provincial do Jornalismo.