Um agente da Polícia Nacional, afecto a Secção de Trânsito do Comando Municipal do Moxico, foi detido, esta quinta-feira, no Luena, por extorquir automobilistas.
Ao falar à imprensa, a chefe de departamento de Denúncia, Queixa e Reclamações da Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE), Celestina Vumbi Lionguela, informou que, durante a detenção, o polícia tinha em posse seis mil kwanzas, supostamente extorquidos de automobilistas, no bairro Alto Luena, periferia do Luena.
O referido agente da polícia negou ter recebido valores aos automobilistas e que os valores encontrados em sua posse foram-lhe entregues por um familiar.
A responsável do IGAE, Celestina Vumbi Lionguela, explicou que, por meio de uma denúncia feita por um dos automobilistas, efectivos da IGAE e SIC foram até ao local e detiveram o presumível autor.
De acordo com a responsável do IGAI, os automobilistas, sobretudo os taxistas, têm sido repetidamente extorquidos por aquele agente de trânsito, incorrendo, nos termos da Lei, na prática de crime de recebimento indevido de vantagem.
O agente foi encaminhado ao Ministério Público para tramitação processual.
Desde a implementação do IGAI, em Novembro de 2021, já efectuaram sete detenções fruto de 60 denúncias.