29 C
Loanda
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Zaire: CASA-CE lança consulta pública para programa de governo

PARTILHAR
FONTE:Angop

A CASA-CE procedeu este sábado, em Mbanza Kongo, província do Zaire, ao lançamento da consulta pública destinada à recolha de contribuições para o programa de governo desta coligação para o período 2022/2027.

Os principais eixos do programa de governo da CASA-CE para 2022/2027, apresentados pelo deputado, Sikonda Lulendo Alexandre, que orientou o acto, assentam numa profunda reforma do Estado nas vertentes política, económica e social.

Para o efeito, o procedimento encontrado foi a distribuição de formulário para aos cidadãos contendo um questionário sobre os principais eixos do futuro plano de governo, para o devido preenchimento, cujo produto final deverá ser encaminhado às estruturas centrais da CASA-CE, até 10 de Maio do corrente ano.

De acordo com o político, a sua coligação de partidos entendeu, para este ano eleitoral, ouvir os cidadãos, que vivem o dia a dia dos seus problemas, para a elaboração do seu programa de governo a apresentar aos eleitores nas próximas eleições gerais previstas para Agosto deste ano.

“Queremos ter um plano de governo que vai constar um conjunto de políticas voltadas aos cidadãos” sublinhou.

Para a CASA-CE, o objectivo geral do futuro programa de governo deverá reflectir para a necessidade de uma reforma geral e profunda do Estado para gerar justiça, educação de qualidade e cidadania activa, desenvolvimento sustentável e o bem-estar dos cidadãos.

Apontou como objectivo específico reformar o Estado angolano nos sectores político, económico e social.

No sector político, de acordo com o responsável da CASA-CE, os cidadãos deverão pronunciar-se sobre o actual modelo da eleição do Presidente da República em Angola se responde ou não às suas expectativas e aspirações.

Sublinhou que, a independência dos órgãos de soberania passará, também, pela consulta popular, durante o exercício lançado hoje, entre outras matérias na vertente política.

No âmbito económico, Sikonda Lulendo Alexandre disse ser intenção da CASA-CE ouvir dos cidadãos sobre as melhores formas de se diversificar a economia nacional e desenvolver o tecido produtivo interno, de modo a se reduzir de forma significativa as importações.

Em relação a vertente social, o deputado espera que as propostas estejam direccionadas para a necessidade da melhoria das políticas de ensino, da saúde, assistência aos grupos vulneráveis e mais desfavorecidos, com destaque para as mulheres, crianças e idosos.

O acto do lançamento da consulta pública para a elaboração do programa de governo da CASA-CE contou com a presença do deputado pelo círculo eleitoral do Zaire pela coligação, Makuta Nkondo.

Participaram, militantes desta força política, convidados de outros partidos políticos com assento parlamentar (MPLA, FNAL, UNITA e PRS), membros de algumas igrejas, entre outras entidades.

A delegação da CASA-CE, da qual integra responsáveis da organização juvenil e feminina, trabalha desde sexta-feira no Zaire numa missão partidária e parlamentar, devendo deslocar-se também aos municípios do Cuimba e Soyo.

Nas eleições gerais de 2017, esta coligação, fundada em 2012, obteve 16 assentos na Assembleia Nacional.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

SME repatria 133 cidadãos da RDC por irregularidades migratórias

Cento e 33 cidadãos da República Democrática do Congo (RDC) foram, segunda-feira, repatriados pelo Serviço de Migração e Estrangeiros...

Turistas encantados com as potencialidades históricas de Mbanza Kongo

Vinte e três turistas que visitaram sábado e domingo, pela primeira vez, o Centro Histórico de Mbanza Kongo, Zaire,...

Mais um partido anuncia saída da CASA-CE

O presidente do partido de Salvação Nacional de Angola (PNSA), Sikonda Lolendo Alexandre, anunciou que o seu partido poderá...

Cidadão morre electrocutado por tentativa de furto de cabos eléctricos

Um cidadão que aparenta ter 28 anos de idade, morreu electrocutado na madrugada deste domingo, na cidade de Mbanza...