26.4 C
Loanda
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Huíla: Chefe do departamento de Veterinária detido por corrupção

PARTILHAR
FONTE:Angop

O chefe de departamento provincial dos Serviços de Veterinária da Huíla e cinco funcionários da referida instituição foram detidos em flagrante delito na sexta-feira, no Lubango, em acto de corrupção e recebimento indevido de dinheiro.

Os acusados foram detidos na sequência de uma denúncia prestada à delegação provincial da Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE), na Huíla, por um cidadão a quem foi condicionado pagar 28 mil Kwanzas para realizar o abate de cabeças de gado bovino.

Segundo uma nota de imprensa da IGAE, primeiramente foi flagrado um dos funcionários, de 27 anos de idade, a receber 14 mil Kwanzas, valor proveniente do denunciante para obter a licença.

No decurso da averiguação, o funcionário em causa denunciou o chefe do departamento provincial, que supostamente o orientava a efectuar a cobrança ilegal.

A fonte ressalta que as arrecadações não eram depositadas na Conta Única do Tesouro (CUT), defraudando o Estado em 19 milhões de Kwanzas, nos últimos dois anos.

Referiu que com eles foram encontrados 84 mil Kwanzas que deveriam ter como destino a CUT, o que não aconteceu.

Estão envolvidos na “engenharia” fraudulenta funcionários seniores da instituição, que foram citados pelo chefe de departamento, dentre eles os chefes de secção para a Área Técnica e a de assuntos Financeiros e Administrativos, bem como mais dois técnicos.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Supremo de Angola confirma condenações no caso “500 milhões”

O acórdão do plenário do Tribunal Supremo (TS), em que dois juízes votaram vencidos, foi esta terça-feira (09.07) divulgado...

Combate à corrupção em Angola: A nova estratégia chega?

A estratégia assenta em três eixos fundamentais: a prevenção, deteção e penalização da corrupção no país. Angola tem melhorado no...

Angola: Indícios de escândalo financeiro abalam Administração Geral Tributária

Processos de investigação criminal na Administração Geral Tributária (AGT) em Angola, com detenções por suspeitas de corrupção na província...

PGR de Angola em Genebra em “esforço” para recuperar ativos do Estado desviados por corrupção

O Procurador-Geral da República de Angola (PGR) encontra-se em Genebra, na Suíca, para tratar com as autoridades locais a...