27 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Presidente da República constata obras do novo Aeroporto Internacional

PARTILHAR
FONTE:Angop

O Presidente da República, João Lourenço, constatou, neste sábado, o grau de execução das obras de construção do novo Aeroporto Internacional de Luanda (NAIL), localizado na comuna do Bom Jesus, no município de Icolo e Bengo, província de Luanda.

No local, o Titular do Poder Executivo teve um encontro, a portas fechadas, com os membros da direcção da empresa Aviation Industry Corporation of China, encarregue pela execução da obra, tendo recebido informações sobre o curso da empreitada.

Após a reunião, o Chefe de Estado angolano, acompanhado de membros do Executivo e de outras entidades ligadas ao projecto, esteve, entre outras áreas, no edifício protocolar, na Sala de Embarque, pistas sul e norte, placas VIP e no Terminal de Carga.

 - portal de angola
Edifício protocolar na Sala de Embarque pistas sul e norte placas VIP e no Terminal de Carga<br >DR

O Presidente João Lourenço esteve, igualmente, na área de Segurança Aeroportuária, no Posto de Bombeiros, na zona dos hotéis e na do radar meteorológico.

No final da visita, o ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu, confirmou à imprensa que as obras de construção do NAIL serão concluídas no primeiro trimestre de 2023.

“Espero que esta data se mantenha”, afirmou o ministro quando respondias às questões dos jornalistas, tendo adiantado que o projecto de construção do novo aeroporto está numa fase avançada de conclusão, estimada em 90 por cento.

Sobre a paralisação das obras nos últimos dois anos, Ricardo de Abreu disse que se deveu a questões de carácter técnico, correcções de engenharia e de temáticas da funcionalidade do novo aeroporto.

Em Março de 2019, o Governo angolano anunciou que as obras do NAIL deviam ser submetidas a correcções de engenharia e funcionalidade, para adequar a estrutura aos padrões da modernidade, inovação e de conforto dos passageiros.

 - portal de angola
No final da visita o ministro dos Transportes Ricardo de Abreu confirmou à imprensa que as obras de construção do NAIL serão concluídas no primeiro trimestre de 2023<br >DR

O ministro apresentou também, como uma das razões da paralisação, a execução de obras adicionais, no novo aeroporto, que iriam além do limite de 1.4 mil milhões de dólares que já estava definido.

Sublinhou que a grande preocupação do sector é pôr o aeroporto a funcionar, tendo avançado, a propósito, que está a ser desencadeado um processo de criação de um grupo multidisciplinar para definir o planeamento urbanístico da cidade aeroportuária.

Ricardo de Abreu considerou as obras de construção do Novo Aeroporto Internacional de Luanda um projecto importante para a economia do país.

Quando estiver em funcionamento, o novo aeroporto vai permitir que Luanda se torne num ponto de ligação na transportação de passageiros e cargas para a região Central e Austral de África.

Com mil 324 hectares, a nova infra-estrutura cujas obras de construção estão executadas na ordem de 90 por cento, tem integradas as áreas de controlo de tráfego, instalações de apoio, zona de voos e terminais.

 - portal de angola
O Presidente João Lourenço esteve igualmente na área de Segurança Aeroportuária no Posto de Bombeiros na zona dos hotéis e na do radar meteorológico<br >DR

Quanto aos terminais deverão albergar 31 mangas, 20 das quais para a área internacional e 11 para a doméstica.

Localizada a 40 quilómetros a sudeste do centro da cidade Luanda, a infra-estrutura possui duas pistas duplas, sendo que a norte tem 3800 metros de comprimento e 60 metros de largura, com capacidade para acolher o maior avião comercial do mundo, o Airbus A380.

Já na pista sul, com quatro mil metros de comprimento e 75 metros de largura, podem aterrar e descolar aviões Airbus 380.

Em construção desde 2007, o novo Aeroporto Internacional de Luanda poderá acolher até 15 milhões de passageiros por ano, sendo dez milhões do tráfego internacional e cinco milhões do nacional.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Dez milhões de luandenses terão água canalizada até 2027

Dez milhões de cidadãos na província de Luanda vão beneficiar de água canalizada, depois de concluídos os projectos Bita...

PR felicita RDC pelo 64.º aniversário da independência

O Presidente da República, João Lourenço, felicitou esta segunda-feira o povo e o governo congolês pela celebração do 64.º...

PR felicita António Costa pela eleição à liderança do Conselho Europeu

O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, enviou esta sexta-feira, uma mensagem de felicitações ao ex-primeiro-ministro de Portugal, António...

Estadista angolano recebe príncipe herdeiro do Sultanato de Omã

O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, esta quinta-feira, em audiência,uma delegação do Sultanato de Omã, encabeçada pelo príncipe...