26 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Projecto TECH4ALL da Huawei em África ganha prémio pela contribuição para os ODS da ONU

PARTILHAR

Como reconhecimento ao projecto TECH4ALL DigiTruck, o Safaricom, Close the Gap e Huawei receberam o prémio Global Mobile (GLOMO) no MWC22 Barcelona pela sua notável contribuição móvel para os ODS da ONU.

O DigiTruck está sob o domínio educacional – Tech4Education, da iniciativa de inclusão digital TECH4ALL da Huawei. O projecto vencedor foi lançado em parceria com a operadora queniana Safaricom, o Ministério de TIC do Quênia e a ONG internacional Close the Gap. Alinhada com os ODS, a TECH4ALL tem como objectivo garantir que ninguém fique para trás no mundo digital, por meio do desenvolvimento de habilidades, aplicações e tecnologias nos domínios da educação, meio ambiente, saúde e desenvolvimento.

O projecto DigiTruck foi lançado em 2019 para promover a inclusão digital em comunidades remotas e rurais do Quênia. Adaptado a partir de um contentor de transporte usado, o DigiTruck é uma sala de aula móvel que oferece capacitação em habilidades digitais para as pessoas e as comunidades que mais necessitam. Com capacidade para 20 estações de trabalho vem equipado com computadores, tablets, smartphones e uma conexão de Internet por meio da solução de acesso sem fio fixo da Huawei – tudo alimentado completamente com energia solar, para que as comunidades que carecem de electricidade também possam beneficiar.

Desde o seu lançamento, já são mais de 2.300 estudantes que receberam mais de 80 mil horas de capacitação em 19 condados do Quênia. Cada curso de 40 horas abrange habilidades básicas de alfabetização digital, incluindo como usar smartphones, Internet, e-mail e softwares para escritório. Além de oferecer orientação sobre a gestão de lixo electrónico, a capacitação também abrange uma variedade de habilidades interpessoais essenciais, como a redacção de documentos comerciais, a busca de empregos on-line e como iniciar um negócio on-line.

 - portal de angola
Além do Quênia o DigiTruck está a ser implementado em mais países de todo o mundo para ajudar a melhorar as habilidades digitais e reduzir a exclusão digital<br >DR

As habilidades digitais aprimoradas são essenciais para melhorar as perspectivas de emprego dos candidatos a empregos e capacitar as comunidades de baixa renda com modelos comerciais on-line – habilidades que, por sua vez, podem ajudar a tirar as pessoas da pobreza. Embora a maioria dos programas tenham como foco uma proporção igual de aprendizes do sexo masculino e feminino, também há cursos disponíveis especificamente para meninas e mulheres, para as quais a falta de habilidades digitais tende a ser mais aguda. Em 2021 e em parceria com a Women In Technology Huawei, o DigiTruck capacitou 55 mulheres no subcondado remoto de Garbatulla.

Para muitos aprendizes, a capacitação representa a sua primeira experiência com a tecnologia digital, o que oferece uma chave para desbloquear oportunidades que antes não conheciam ou que pareciam estar fora do seu alcance.

Além do Quênia, o DigiTruck está a ser implementado em mais países de todo o mundo para ajudar a melhorar as habilidades digitais e reduzir a exclusão digital.

Na África do Sul, o TECH4ALL beneficiou mais de 52.000 alunos de mais de 90 escolas primárias, tanto em áreas urbanas como rurais; nas Ilhas Maurícias, o projecto está a usar câmeras subaquáticas para monitorar recifes de coral ameaçados em tempo real para proteger e restaurar cinco hectares do ecossistema de recifes de coral; No Gana, o projecto visa criar conteúdo digital para professores e alunos locais.

“Estou satisfeito em ver que a UNESCO e a Huawei estão a trabalhar com nossas instituições nacionais, especialmente aquelas mandatadas pelo governo do Gana para promover a plena integração das TIC no sistema educacional”, disse Yaw Osei Adutum.

“As TIC das tecnologias de informação e comunicação podem ajudar a acelerar o progresso em direcção a todos os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, especialmente os principais ODS, incluindo Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero e Mudanças Climáticas. Como uma empresa global de TIC operando na África Subsaariana, tentamos desbloquear o potencial de TICs em conjunto com parceiros locais e internacionais para uma vida melhor, uma comunidade melhor, um ambiente melhor e um futuro melhor para as pessoas e as gerações futuras da região”, disse o Sr. Yang Chen, VP, Região da África Austral da Huawei.

Este é o segundo ano consecutivo que a Huawei ganha o prémio GLOMO por Contribuição de Destaque para os ODSs da ONU – em 2021, a Rainforest Connection e a Huawei ganharam o prémio pelo projecto TECH4ALL Nature Guardian, que utiliza tecnologia acústica em rede para proteger espécies e ecossistemas ameaçados de extinção por extração ilegal de madeira e caça predatória.

Organizado pela GSMA, o prémio GLOMO reconhece as contribuições inovadoras e destacadas das organizações que mudam a forma como as pessoas, as comunidades e as empresas interagem e evoluem em um mundo que prioriza o digital. Todos os anos, os GLOMOs são premiados no MWC22 Barcelona.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Fluxos financeiros ilícitos atingem anualmente 88,6 mil milhões de dólares em África, realçando a urgência de uma estratégia de combate regional

As perdas em África devido aos fluxos financeiros ilícitos (FFI) ascendem a cerca de 88,6 mil milhões de...

Novo relatório da ONU sobre a dívida de África: desmascarar mitos e identificar soluções sustentáveis

O relatório da ONU de 2024, "Desvendando a dívida da África: em direção a uma solução duradoura e durável",...

Cabos de fibra ótica devem ser considerados ‘infraestrutura crítica’ em África, diz a Google

Os governos africanos devem dar aos cabos de fibra ótica uma maior proteção contra ataques e harmonizar as políticas...

Como poderão as relações da África com a China e os EUA evoluir na era Trump?

À medida que chegam notícias sobre as escolhas do gabinete do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, muitos estão...