O exonerado ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, é o novo primeiro-ministro de Moçambique, anunciou nesta quinta-feira, 3, o Gabinete de Imprensa da Presidência da República.
Maleiane vai assim substituir Agostinho do Rosário, que foi também afastado por Filipe Nyusi na remodelação governamental iniciada ontem.
Para a pasta da Economia e Finanças foi nomeado Ernesto Max Elias Tonela, que ocupava o Ministério dos Recursos Minerais e Energia.
Ele terá como vice, Amílcar Paia Tivane, uma das caras novas do Executivo.
Ainda de acordo com a nota da Presidência, Carlos Alberto Fortes Mesquita deixa o Ministério da Indústria e Comércio e assume o das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, que estava a cargo, até ontem, de João Osvaldo Machatine.
Lídia de Fátima da Graça Cardoso, que foi exonerada hoje o cargo de vice-ministra da Saúde, foi promovida a ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas, no lugar de Augusta de Fátima Charifo Maita.
Quanto a caras novas, além de Tivane, o Presidente Filipe Nyusi escolheu Carlos Joaquim Zacarias, para o cargo de ministro dos Recursos Minerais e Energia e Silvino Augusto José Moreno, ministro da Indústria e Comércio.