26 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Reformas no sector diamantífero impulsionam atração de novos investimentos

PARTILHAR
FONTE:Angop

As reformas legislativas e de infra-estruturas no sector diamantífero em Angola alavancam o crescimento da indústria e impulsionam a atracção de novos investimentos, afirmou na segunda-feira, em Dubai (Emirados Árabes Unidos), o ministro dos Recursos Minerais Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo.

O governante, que falava na cerimónia de abertura do Fórum Diamantes Dubai, precisou que as reformas visam ainda melhorar significativamente a capacidade de produção de diamantes no país, permitindo o processamento e polimento, além da exportação de diamantes ásperos e atracção de mais investimentos com as empresas do Emirados Árabes Unidos.

“Estamos a convidar grandes empresas com potencial de investimento para investir no setor de mineração e fazer Angola sua casa prioritária”, ressaltou.

Na ocasião, o governante fez saber que, apesar da crise da Covid-19, a Bolsa Angolana de Diamantes será criada e inaugurada este ano na capital Luanda.

Indicou que o principal objetivo da Bolsa de Diamantes de Angola é fornecer uma plataforma neutra que canalize um fluxo regular de diamantes, suportado por infraestruturas e sistemas de segurança de classe mundial.

Neste sentido, apontou, a SODIAM será também responsável por assegurar o funcionamento e supervisão de todas as transacções da Bolsa de Diamantes Angolana.

Noventa por cento dos diamantes ásperos produzidos em Angola são exportados para os Emirados Árabes Unidos (EAU), o que exige, segundo o ministro, uma maior cooperação entre os dois países.

A referida percentagem de exportação, resultante dos últimos dois anos, acrescentou, demonstra “a necessidade de afirmação de uma contínua parceria e cooperação, tendo em conta os vários sectores como petróleo e gás, mineração, comércio e investimento, energia, defesa, transporte, agricultura, bancos, telecomunicações, finanças e impostos”.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Moody’s eleva perspetiva de crédito do Brasil para positiva com base no progresso das reformas económicas

A Moody's Ratings elevou a perspetiva de crédito do Brasil para positiva, citando a implementação de reformas estruturais que...

Presidente de Cabo Verde augura reformas profundas

O Presidente de Cabo Verde, José Neves, disse, esta quarta-feira, que apesar dos avanços registados em vários domínios,...

Pensionista médio perde 330 euros de poder de compra nos últimos dois anos

Pensão média de 509 euros em 2021 passará para 563 euros no fim deste ano. São mais 10,5% em...

Manica quer atrair novos investimentos na agricultura e mineração

A província de Manica, no centro de Moçambique, vai, nesta sexta-feira, 26, expor as suas potencialidades na agricultura e...