25.4 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Tibetanos e Uigures acusam China de genocídio e pedem boicote dos Jogos

PARTILHAR
FONTE:Euronews

No dia do arranque dos Jogos de Inverno, Tibetanos, Uigures e pessoas de Hong Kong desfilaram em São Francisco, nos Estados Unidos, para denunciar as violações de direitos humanos na China.

Em Pequim, a população celebrou o arranque dos Jogos Olímpicos de Inverno com uma contagem decrescente. Mas, nem todos partilham o entusiasmo dos residentes da capital chinesa. Tibetanos, Uigures e pessoas de Hong Kong desfilaram em São Francisco, nos Estados Unidos, para denunciar as violações de direitos humanos na China. Os manifestantes exortaram o público a não assistir aos jogos.

O evento desportivo tem estado no centro de um braço de ferro político. Os Estados Unidos, a Austrália, o Reino Unido e o Canadá anunciaram em dezembro um boicote diplomático dos jogos organizados pela China.

A Suíça foi outro dos países palco de protestos contra Pequim e contra o Partido Comunista Chinês. Em Lasusanne, os manifestantes acusaram o país de levar a cabo um genocídio contra tibetanos e uigures e apelaram ao boicote do evento.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

COP29: Em oposição a Trump, China abre-se à UE durante negociações sobre o clima

A China tem uma oportunidade na cimeira climática COP29 de marcar pontos com a União Europeia, potencialmente aliviando as...

Como poderão as relações da África com a China e os EUA evoluir na era Trump?

À medida que chegam notícias sobre as escolhas do gabinete do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, muitos estão...

O Brasil caminha na corda bamba entre a iniciativa Cinturão e Rota da China, o G20 e os Estados Unidos

No Brasil, a política externa parece ser uma dança delicada nos dias de hoje, com a administração do Presidente...

A China e a Indonésia aumentam a cooperação e assinam acordo de 10 mil milhões de dólares em energia e tecnologia verdes

A China e a Indonésia assinaram no domingo acordos no valor de 10 mil milhões de dólares no Fórum...