24 C
Loanda
Sábado, Novembro 23, 2024

Eleições Gerais 2022: Filomeno Vieira Lopes preocupado com indefinição do TC sobre lideranças do MPLA e da UNITA

PARTILHAR

O presidente do Bloco Democrático mostrou-se preocupado com a situação política que o país vive hoje a seis meses das eleições gerais. Filomeno Vieira Lopes, apontou como exemplos, o facto da direcção do MPLA e da UNITA ainda não estarem definidas em função das anotações dos seus congressos, realizados em Dezembro último e, que precisam ser feitas, pelo Tribunal Constitucional.

A seis meses para a realização das eleições gerais em Angola, o Tribunal Constitucional ainda não deu provimento ou anotou os congressos do MPLA e da UNITA.
Os dois maiores partidos angolanos aguardam pela decisão do tribunal para validar ou anular os conclaves realizados em Dezembro do ano passado, em virtude de estarem, ambos os partidos, providencias cautelares interpostas pelos seus próprios militantes.

Esta situação está a preocupar o presidente do Bloco Democrático pelo facto de, até agora, não estar nada definido sobre as lideranças destes partidos.

Por outro lado, Filomeno Vieira Lopes que falava à margem do segundo encontro do Conselho Nacional do Bloco Democrático mostrou-se igualmente preocupado com a situação actual do País, tendo denunciado a falta de uma democracia efectiva em Angola facto que tem levado a que os processos eleitorais no País sejam conturbados.

 - portal de angola
Com as restrições provocadas pela pandemia de Covid 19 partidos políticos angolanos estudam novas estratégias para manter contacto com o eleitorado Um dos instrumentos preferidos das agremiações são as redes sociais<br >DR

Questionado se o ano de 2022 é de esperança para os angolanos, o Presidente do Bloco Democrático garantiu que este ano pode ser protagonizado em Angola um acto histórico com o registo da alternância política que a oposição tanto almeja, embora ainda se esteja a caminhar num processo pouco transparente.

No seu discurso de encerramento, Filomeno Vieira Lopes sustentou que Angola continua a viver uma autocracia onde a oposição serve apenas para legitimar a ditadura reinante.

A par da UNITA e do projecto político PRA-JÁ Servir Angola, o Bloco Democrático é um dos partidos que integra a Frente Patriótica Unida, a plataforma que pretende colocar o MPLA na oposição.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

As consequências do próximo “ajustamento estatutário” do MPLA

Confirmou-se na quarta-feira em Luanda (9/10) a possibilidade do Presidente João Lourenço continuar a liderar o MPLA depois de...

Disputa da liderança do MPLA

Analistas em Luanda apontam vários cenários sobre o futuro da liderança do partido no poder em Angola, MPLA. Para...

MPLA reafirma compromisso na luta pelo desenvolvimento

O lider do partido no poder, que falava durante o lançamento da agenda política de 2024 desta formação política,...

Luísa Damião destaca valor histótorico do 8 de Novembro

A Vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, destacou esta quarta-feira, em Luanda, o valor histórico do 8 de Novembro de...