27 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Crise na Ucrânia: Moscovo aguarda resposta dos EUA

PARTILHAR
FONTE:RFI

Os Estados Unidos prometeram uma resposta por escrito “na próxima semana” às exigências russas de retirada da Nato da Europa Oriental. O secretário de Estado norte-americano garantiu ainda que o diálogo com Moscovo vai continuar, sublinhando que os Estados Unidos responderão “a qualquer agressão da Rússia, incluindo as não militares”.

Os Estados Unidos prometeram uma resposta por escrito “na próxima semana” às exigências russas de retirada da Nato da Europa Oriental, referiu o chefe da diplomacia russa no final do encontro que manteve com o homólogo Antony Blinken, em Genebra.

Por sua vez, Antony Blinken exigiu a Serguei Lavrov provas de que a Rússia não tem planos para invadir a Ucrânia, sublinhando que os Estados Unidos responderão “a qualquer agressão da Rússia, incluindo as não militares”.

Os dois responsáveis políticos vão voltar a reunir-se, considerando “prematura” uma nova cimeira entre os Presidentes Vladimir Putin e Joe Biden.

O encontro entre Sergei Lavrov e Antony Blinken, em Genebra, é o último passo de um intenso ballet diplomático que começou com duas conversas entre Vladimir Putin e Joe Biden, no passado mês de Dezembro.

Para Washington, a perspectiva de uma incursão militar russa na Ucrânia é cada vez mais provável porque, há semanas, dezenas de milhares de soldados foram enviados para a fronteira ucraniana.

A Rússia nega qualquer veleidade belicista na Ucrânia, diz-se ameaçada pelo reforço da NATO na região e assegura que os seus milhares de soldados nas proximidades da fronteira ucraniana não são uma ameaça.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Como poderão as relações da África com a China e os EUA evoluir na era Trump?

À medida que chegam notícias sobre as escolhas do gabinete do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, muitos estão...

O Brasil caminha na corda bamba entre a iniciativa Cinturão e Rota da China, o G20 e os Estados Unidos

No Brasil, a política externa parece ser uma dança delicada nos dias de hoje, com a administração do Presidente...

Estados Unidos na antessala de uma nova era Trump

Seus adversários pediam para que os eleitores virassem a página, mas será Donald Trump quem escreverá o próximo capítulo...

Países africanos preocupados com a renovação do acordo comercial AGOA com os Estados Unidos, após a eleição de Trump

O Afreximbank, a agência de crédito à exportação de África, lançou uma campanha de lobby para renovar a Lei...