A selecção de futebol de Cabo Verde poderá nesta quinta-feira, 13, garantir praticamente a sua passagem aos oitavos-de-final do Campeonato Africano das Nações (CAN 2021) se derrotar o Burkina Faso.
Depois de vencer o seu primeiro jogo do grupo A frente à Etiópia por 1-0, a tarefa dos “Tubarões Azuis” não será fácil já que o Burkina Faso vai fazer uma partida de vida ou morte, depois de ter perdido na abertura da prova ante os Camarões por 2-1.
Para a equipa cabo-verdiana um empate será um bom resultado ficando com quatro pontos porque passam à fase seguinte os dois primeiros dos seis grupos e ainda os quatro melhores terceiros classificados.
Cabo Verde não perde há cinco jogos seguidos nos seus jogos em diversas competições, enquanto o Burkina Faso perdeu as suas últimas três partidas.
Para além disso, a selecção burkinabe entra em campo sem seis dos seus jogadores ausentes por lesão.
Esta é também uma oportunidade para os Tubarões Azuis” quebrarem o “feitiço” que até agora lhes impediu da ganhar ao Burkina Faso.
As duas equipas já se defrontaram duas vezes ao longo da história e Cabo Vede perdeu ambos, não conseguindo sequer marcar um golo, enquanto sofreu seis.
No outro jogo do grupo, os anfitriões Camarões, que ganharam o Burkina Faso, jogam contra a Etiópia, que perdeu ante Cabo Verde.
Guiné-Bissau defronta Egipto que está entre a espada e a parede
No sábado, a Guiné-Bissau tem pela frente o país que mais campeonatos africanos ganhou, o Egipto, com sete títulos, tendo sido finalista outras duas vezes.
Com Mohamed Salah no ataque, os faraós serão, sem dúvida, uma enorme dor de cabeça para a defesa da Guiné-Bissau.
Para o Egipto, este pode ser um jogo de vida ou de morte pois os “Faraós” perderam o seu primeiro jogo com a Nigéria e não se podem dar ao luxo de não ganhar.
O treinador da selecção egípcia, o luso-moçambicano Carlos Queiroz , admitiu que a sua equipa não esteve bem e que tem que melhorar frente aos “Djurtus” que empataram o seu primeiro jogo com o Sudão.
Os guineenses estarão, sem dúvida, a pensar nas oportunidades perdidas frente ao Sudão, quando Pelé falhou um penalty que os poderia colocá-los mais à vontade para o jogo de sábado.
Jogos de hoje
Na jornada desta quarta-feira, 12, os jogos mantiveram a tendência dos anteriores dias, a diferença tangencial.
Para o grupo E, a Costa do Marfim venceu a Guiné-Equatorial, enquanto, para o grupo Mali derrotou a Tunísia por 1-0, o mesmo resultado a favor da Gâmbia ante a Mauritânia.
Nota histórico para a Gâmbia que venceu a a primeira partida da sua primeira participação no CAN.