O Serviço de Investigação Criminal (SIC) iniciou uma investigação para apurar as causas da morte do profissional de comunicação social, Salgueiro Vicente que, em vida, era jornalista da Rádio Ecclésia.
Em nota enviada na tarde desta quarta-feira à Redação do Portal de Angola, assinada pelo Director de Comunicação Institucional Manuel Halaiwa, o Serviço de Investigação Criminal (SIC) diz ter tomado conhecimento com consternação, através de familiares, da morte do Jornalista da Rádio Ecclésia, Salgueiro Vicente, ocorrido na madrugada desta quarta-feira, 29 de Dezembro, em Luanda, no interior da sua residência.
“Diante dos factos, o Serviço de Investigação Criminal, fez deslocar uma equipa à residência do malogrado, que procedeu a remoção do cadáver para a Morgue Central de Luanda, junto do Hospital Josina Machel”, lê-se no comunicado.
Na sequência das diligências feitas, avança o documento do SIC, o corpo do malogrado será submetido à perícia médico-Legal para efeitos de determinação das reais causas que estiveram na base da morte prematura do jornalista Salgueiro Vicente, da Emissora Católica de Angola.
Neste contexto, conclui, o SIC e o Ministro do Interior endereçam à família enlutada e a classe Jornalística os mais elevados sentimentos de pesar.
Ministro do Interior endereça condolências
O Ministro do Interior lamenta profundamente o desaparecimento físico, daquele jornalista que considera ter “cumprido com resiliência e patriotismo” a sua missão.
Em nota enviada ao Portal de Angola, Eugénio César Laborinho diz que “foi com profunda dor e consternação que a Direcção do Ministério do Interior tomou
conhecimento do passamento físico do jornalista, Salgueiro Vicente, afecto a Rádio
Eclésia, Emissora Católica de Angola, ocorrido a 29 de Dezembro de 2021, em
Luanda, cujas causas da morte estão por apurar”, começa a nota.
Para o Ministro do Interior “a classe jornalística e a sociedade angolana choram pela partida prematura de um jovem jornalista brilhante, com longa estrada nas leads da comunicação social e que ainda muito tinha por dar” classificou.
“O jornalista, Salgueiro Vicente, ascendeu das terras do Huambo, com um horizonte e
um foco no jornalismo, que teve inicio na ANGOP e percorreu até à rádio Eclésia,
tornando-se num dos ícones acentuados, pelos seus escritos sobre diversas temáticas
sociais” considera o Ministério do Interior.
“Vicente serviu a Nação com honra e dedicação, demonstrando em todas às ocasiões, a humildade e a facilidade de adaptação e resiliência que, obviamente, deixará um vácuo no seio dos colegas, amigos e os seus entes queridos” qualificou o Ministro do Interior Eugénio Laborinho.