27 C
Loanda
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Presidente da República visita Hospital Américo Boavida

PARTILHAR
FONTE:Angop

O Presidente da República, João Lourenço, inteirou-se, nesta sexta-feira, do estado funcional do Hospital Américo Boavida (HAB).

Trata-se da segunda visita do Chefe de Estado a esta unidade sanitária de referência nacional desde que assumiu o poder, em 2017. A primeira ocorreu em 2018.

Durante a sua estada na referida unidade, João Lourenço, acompanhado de membros do Executivo, visitou as várias áreas de serviço, recebendo informações detalhadas sobre a infra-estrutura e modelo de atendimento aos pacientes.

O HAB, também denominado Hospital Universitário de Luanda, é o principal complexo médico-hospitalar da Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto (UAN), constituindo-se como um vital campus-pólo para fins de ensino, pesquisa e extensão, sendo considerado o mais importante hospital universitário do país.

O seu nome é em homenagem ao médico e líder anticolonial Américo Alberto de Barros e Assis Boavida, considerado um dos heróis do processo de independência de Angola.

O HAB foi fundado em 1958 como Hospital de São Paulo, inicialmente indicado para tratamento de casos de acidentes de trabalho.

Entre 1968 e 1969 passa por uma reforma para funcionar, basicamente, como “hospital docente” dos Estudos Gerais Universitários de Angola.

Após a independência nacional, em 1975, as porções do hospital docente, que ainda estavam inseridas no Hospital Josina Machel foram finalmente transferidas e fundidas ao Hospital São Paulo, recebendo o nome “Hospital Universitário Américo Boavida”.

A unidade tem capacidade total de internamento para 800 camas, parte destas nos bancos de urgência de medicina, com 50, de pediatria, 40, cirurgias, 30, e a Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), com 15.

Conta com mais 300 trabalhadores e 173 médicos, entre angolanos e estrangeiros (os expatriados são maioritariamente cubanos). Tem quase todas as especialidades, excepto as de otorrinolaringologia e oftalmologia.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Dez milhões de luandenses terão água canalizada até 2027

Dez milhões de cidadãos na província de Luanda vão beneficiar de água canalizada, depois de concluídos os projectos Bita...

PR felicita RDC pelo 64.º aniversário da independência

O Presidente da República, João Lourenço, felicitou esta segunda-feira o povo e o governo congolês pela celebração do 64.º...

PR felicita António Costa pela eleição à liderança do Conselho Europeu

O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, enviou esta sexta-feira, uma mensagem de felicitações ao ex-primeiro-ministro de Portugal, António...

Estadista angolano recebe príncipe herdeiro do Sultanato de Omã

O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, esta quinta-feira, em audiência,uma delegação do Sultanato de Omã, encabeçada pelo príncipe...