26 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Namibe: Joint venture da Sonangol e da Eni assinam contrato para projecto fotovoltaico em Caraculo

PARTILHAR

A Solenova, uma joint venture da Eni e da Sonangol criada para o desenvolvimento de projectos de energias renováveis, assinou o contrato de engenharia, aprovisionamento e construção para a primeira fase do projecto fotovoltaico de Caraculo, na província do Namibe.

A central terá uma capacidade total de 50 MWp (megawatts-pico) e será construída por fases, sendo a primeira de 25 MWp, estando o seu arranque previsto para o quarto trimestre de 2022.

A central fotovoltaica de Caraculo, diz o comunicado divulgado pela Eni, será uma importante fonte de energia eléctrica na província do Namibe, a partir de um recurso renovável, e permitirá a redução do consumo de gasóleo para a produção de electricidade, reduzindo assim a emissão de gases com efeito de estufa (GEE) e contribuindo para a transição energética de Angola.

Para além do impacto positivo no ambiente, o projecto contribuirá também para o desenvolvimento sustentável das comunidades nas áreas circundantes, que beneficiarão de intervenções sociais, incluindo nas vertentes de acesso à energia, acesso à água, saúde e educação, lê-se no comunicado.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Archer Mangueira: O governador escritor quer mais contribuições da “geração da transição” para a história de Angola

O governador da província angolana do Namibe, Archer Mangueira, quer que mais angolanos, que participaram na luta pela independência...

Porto do Namibe aumenta movimentação de carga para 275 mil toneladas

O Porto do Namibe movimentou, no primeiro trimestre deste ano, 275 mil toneladas de produtos diversos, o que representou...

Ministro da Cultura, Filipe Zau Pedro Parente – ANGOP

O Comité Provincial do MPLA no Namibe está a capacitar os dirigentes e quadros do partido em seminário sobre...

Namibe regista mais de duzentos acidentes de viação

Duzentos e oitenta e oito acidentes de viação foram registados de Janeiro a Outubro do corrente ano, na província...