Lula venceria Bolsonaro em um eventual segundo turno com 17 pontos de vantagem
Petista também tem vantagem contra Doria, Leite, Ciro e Moro
Em um primeiro turno, Lula aparece com 35% e Bolsonaro com 25%
Caso o ex-presidente Lula (PT) e o atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disputasse o segundo turno hoje, o petista venceria com 17 pontos de vantagem. É o que mostra a pesquisa EXAME/IDEIA.
Em julho, a vantagem era de 12 pontos percentuais. Em novembro, 48% dos eleitores dissera que votariam em Lula, enquanto 31% votariam em Bolsonaro; 16% optariam por branco/nulo e 5% não sabem.
O levantamento ouviu 1.200 pessoas por ligações, feitas tanto para telefones fixos quanto celulares, entre os dias 9 e 11 de novembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.
Lula venceria no segundo turno contra todos os candidatos testados pela pesquisa: João Doria (PSDB), Eduardo Leite (PSDB), Sergio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT).
Lula x João Doria
Lula: 50%
João Doria: 22%
Branco/nulo: 22%
Não sabem: 6%
Lula x Eduardo Leite
Lula: 48%
Eduardo Leite: 22%
Branco/nulo: 25%
Não sabem: 5%
Lula x Sergio Moro
Lula: 47%
Moro: 25%
Branco/nulo: 24%
Não sabem: 4%
Lula x Ciro Gomes
Lula: 44%
Ciro Gomes: 31%
Branco/nulo: 22%
Não sabem: 3%
Mauricio Moura, fundados do instituto IDEIA, entende que o presidente Jair Bolsonaro tem uma parcela fiel de eleitores, mas é difícil que consiga reverter o cenário. A pesquisa mostra ainda que Bolsonaro perderia para Ciro Gomes e teria um empate técnico com Sergio Moro – com vantagem para o atual presidente.
Bolsonaro x Ciro Gomes
Bolsonaro: 36%
Ciro Gomes: 32%
Branco/Nulo: 25%
Não sabem: 7%
Bolsonaro x Moro
Bolsonaro: 32%
Moro: 30%
Branco/nulo: 32%
Não sabem: 6%
“O presidente Jair Bolsonaro tem níveis de aprovação abaixo dos seus pares que tentaram a reeleição: Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. No terceiro ano de mandato, todos tinham um patamar de aprovação acima de 30% e menor rejeição. E, para serem reeleitos, precisaram melhorar sua performance de popularidade no ano eleitoral. No caso de Bolsonaro, essa recuperação teria de ser recorde”, explica.
Primeiro turno
A pesquisa EXAME/IDEIA simulou cinco cenários eleitorais em um primeiro turno. Lula lidera todas as possibilidades. Quando todos os possíveis candidatos aparecem na disputa, o petista tem 35%, enquanto Bolsonaro tem 25%.
Lula: 35%
Bolsonaro: 25%
Ciro Gomes: 7%
Sergio Moro: 5%
João Doria: 2%
Eduardo Leite: 2%
Luiz Henrique Mandetta: 1%
Alessandro Vieira: 1%
Rodrigo Pacheco: 1%
Cabo Daciolo: 1%
Simone Tebet: 0
Luiz Felipe D’Ávila: 0
Ninguém/branco/nulo: 8%
Não sabem: 12%