A melhoria do sétimo lugar conquistado em 2007 (França) é o objectivo exigido pelo Ministério da Juventude e Desportos à selecção angolana sénior feminina de andebol, que disputa de 1 a 19 de Dezembro, o Campeonato do Mundo, em Espanha.
O facto foi avançado hoje, à imprensa pela titular da pasta ministerial, Ana Paula do Sacramento Neto, na cerimónia de entrega da bandeira nacional, acrescentando que o grupo já acostumou o país a boas exibições nos mundiais , pelo que se espera a mesma dedicação, visando atingir este feito.
A dirigente afirmou que o seu elenco cumpriu com todos os encargos necessários para uma participação exitosa, tendo apelado ao redobrar do empenho e elevar o mais alto o nome de Angola na competição.
A selecção nacional segue viagem na terça-feira para a Hungria, para um estágio pré-competitivo até ao dia 2 de Dezembro, depois de efectuar a primeira fase da preparação em Luanda.
No estágio, o grupo, orientado tecnicamente por Filipe Cruz, prevê a realização de seis jogos amistosos com equipas da primeira divisão húngara, cujos nomes não foram avançados.
Angola estreia-se no dia 3 diante da França, no grupo A, no qual figuram também Montenegro e Eslovénia .
Integram a selecção nacional (campeãs africanas) Marta Alberto, Eliane Paulo e Helena de Sousa (guarda-redes), Albertina Kassoma, Liliana Venâncio e Liliane Mário (pivôs), Helena Paulo, Marília Quizelete “Inglesa”.
Completam o combinado Vilma Nenganga (centrais), Juliana Machado e Natália Kamalandua (pontas direita), Mbongo Masseu (ponta esquerda), Wuta Dombaxi e Tcheza Pemba (laterais direita), Isabel Guialo “Belinha” e Stélvia Pascoal (laterais esquerda).
As séries do mundial são formadas por (Grupo A: França, Montenegro, Angola, Eslovénia), (Grupo B: RHF, Sérvia, Camarões, Pólonia), (Grupo C: Noruega, Roménia, Cazaquistão, Irão).
(Grupo D: Holanda, Suécia, Porto Rico, Uzquistão), (Grupo E: Alemanha, Hungria, República Checa, Eslováquia), (Grupo F: Dinamarca, Coreia, Tunísia, Congo), (Grupo G: Croácia, Japão, Brasil, Paraguai) e (Grupo H: Espanha, Áustria, Argentina, China).