24.9 C
Loanda
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Operadores turísticos moçambicanos pedem alívio das restrições antes da época alta

PARTILHAR

Em vésperas da época alta do turismo em Moçambique, operadores do sector pedem ao Governo que retire as restrições em torno do acesso à praia, caso contrário o cenário de grave crise do ano passado pode vir a repetir.

O país é famoso por oferecer uma combinação entre o turismo de sol e praia e o safari, mas depois das perdas acentuadas a chegar aos 90 por cento no ano passado devido à pandemia, o actual encerramento das principais praias do país, como medida de prevenção à propagação da Covid-19 preocupa a Federação Moçambicana de Turismo.

A associação, segundo Muhammed Abdulah, teme que” as reservas efectuadas para esta época sejam canceladas, aumentando o cenário de perdas”, segundo revelou Muhammed Abdulah.

Em 2020 o país registou uma redução na entrada de turistas em cerca de 53 por cento, com a maior queda no período de pico.

Por temer que este cenário se repita nos meses de Dezembro e Janeiro, período de alta no qual as praias poderão continuar encerradas, os operadores sugerem o relaxamento da medida anunciada pelo Presidente da República.

Cerca de 12 mil trabalhadores do sector do turismo continuam no desemprego, desde que perderam os seus contratos devido à crise causada pela pandemia da COVID-19.

Com efeito, apenas seis mil de um total de 18 mil conseguiram a recolocação no mercado de trabalho.

Para Albino Marreleco, do sindicato dos trabalhadores do sector, o relaxamento das restrições e o processo de vacinação dos funcionários das instâncias turísticas podem ser vistos como indicadores para a salvação da actividade.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Eleições Gerais de 2022: Polícia Nacional anuncia restrições em algumas artérias de Luanda no dia da tomada de posse do Presidente João Lourenço

A Polícia Nacional vai restringir o acesso em algumas artérias da cidade de Luanda no dia da tomada de...

Covid-19: Infecções na China aumentam levando a restrições no acesso a Xangai

Um surto de coronavirus SARS-CoV-2 no Nordeste da China fez este domingo, 13, triplicar as infecções e as autoridades...

Kilamba e KK 5000 sob restrições de água potável

A Centralidade do Kilamba e KK 5000 em Luanda estão sob restrições no abastecimento de água potável, na sequência...

França inicia hoje alívio faseado das restrições contra a Covid-19

Trata-se da primeira de duas fases do relaxamento das medidas em vigor. Esta quarta-feira, França dá início ao alívio faseado...