António Venâncio, um dos quadros técnicos nacionais considerado por muitos como o mais abalizado no sector da Construção, será candidato a presidência do MPLA. O engenheiro de construção civil, fez o anúncio da sua candidatura por meio de um comunicado.
O engenheiro de construção civil, António Venâncio anunciou hoje a sua candidatura por meio de um comunicado.
No comunicado que o Portal de Angola teve acesso, António Venâncio afirmou que foi por sua livre e espontânea vontade e, na qualidade de militante passivo, que tomou esta quarta-feira, a histórica decisão de fazer parte da Task Force da campanha eleitoral à Presidente do MPLA.
Embora no seu comunicado não tenha focado os objectivos da sua candidatura, as reações nas redes sociais não se fizeram esperar. Aliás, muitos angolanos esperam que haja militantes com coragem de apresentar a sua candidatura para concorrer ao cadeirão máximo do MPLA, partido que dirige os destinos de Angola desde 1975, contra o Presidente João Lourenço a quem atribuem uma nota negativa em relação as políticas sociais.
Pedro Lourenço, parabenizou o engenheiro pela coragem. Na sua perspectiva, o país ganhará muito se for admitido e ganhar o pleito, caso não mude de posição. No seu entender, o actual presidente do MPLA, João Lourenço também parecia vir a ser um bom presidente, tendo sublinhado que hoje, os resultados são desastrosos.
Por outro lado, este cidadão atento questiona se estatutariamente, os militantes do MPLA que não forem membros do Comité Central ou do Bureau Político não podem candidatar-se a presidente do partido.
Ainda assim, António Venâncio que passou pelo sector empresarial público, pelo Ministério da Construção e antigo colunista do Semanário Angolense, defende que a construção de habitação social deve ser feita em altura, por uma questão de racionalidade económica.
Natural de Luanda, no bairro do Rangel, António Venâncio é visto como um dos críticos do investimento feito, um pouco por todo o país, em novas centralidades, por ser um modelo de intervenção do Estado no sector da habitação que não aprecia.
Entretanto, apesar da proximidade com o MPLA, não deixa de dar a sua opinião sobre os temas mais quentes da política e da sociedade angolana, tendo garantido que “pensar pela própria cabeça” foi uma das maiores lições que aprendeu com o seu pai.
De referir que António Venâncio torna-se assim no primeiro candidato assumido a disputar com João Lourenço a presidência do partido dos camaradas no 8º Congresso Ordinário do MPLA, marcado para o mês de Dezembro de 2021.