Jair Bolsonaro foi denunciado no Tribunal Penal Internacional por crimes contra a humanidade
Presidente é acusado de destruir a Amazônia, o que prejudicaria não só o Brasil, mas todo o mundo
Denúncia, liderada pela ONG Austríaca All Rise, foi apresentada para a procuradoria do Tribunal, o que poderia levar a uma investigação
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi denunciado no Tribunal Penal Internacional, em Haia, por crimes contra a humanidade. Entidades ambientalistas, cientistas e ex-juízes acusam o presidente de destruir a Amazônia.
A iniciativa é do grupo All Rise, uma ONG austríaca, e a denúncia será apresentada nesta terça à procuradoria do Tribunal de Haia – responsável por avaliar se a denúncia é válida para, então, abrir um processo preliminar de investigação.
Bolsonaro acumula diversas denúncias no Tribunal Penal Internacional, sendo esta a primeira que trata especificamente da política ambiental. De acordo com informações do Uol, o documento entregue à procuradoria de Haia tem 300 páginas, 200 com argumentos legais e o restando com dados científicos.
Segundo os autores, não se trata de uma questão política. A ideia é que o processo abra “um precedente que acabe com a impunidade para predadores ambientais”. O caso foi chamado de “Planeta vs. Bolsonaro”. Os responsáveis pela denúncia acreditam que “as ações de Bolsonaro e seu governo são um ataque amplo e sistemático à Amazônia, suas dependências e seus defensores, e que resultam não só na perseguição, assassinato e sofrimento desumano de milhões de pessoas na região, mas também no mundo inteiro”.
A acusação foi apresentada semanas antes do início da COP26, a Conferência do Clima, que vai acontecer em Glasgow. A expectativa é que, no evento, o Brasil seja pressionado para reduzir o desmatamento e as emissões de carbono.
Além disso, a denúncia também aconteceu após uma semana, o governo Bolsonaro agiu no sentido de enfraquecer uma resolução que coloca o meio ambiente saudável como direito humano.
Problema para o mundo
A denúncia da All Rise também está sendo divulgada pela instituição nas redes sociais. A All Rise pede que as pessoas assinem a petição contra Jair Bolsonaro e compartilhem.
A instituição argumenta que as ações de Jair Bolsonaro contra o meio ambiente não afetam somente os brasileiros, mas todo o mundo. “O presidente brasileiro Jair Bolsonaro está destruindo a Amazônia. As ações dele ameaçam a todos nós. Hoje, o planeta reage. Nós estamos registrando uma queixa contra Bolsonaro no Tribunal Penal Internacional. Juntos, podemos impedi-lo.”