O músico e instrumentista angolano Jowsah, nome artístico de Josimar Lukeni Manuel António, venceu na última sexta-feira, 24, o prémio “Melhor Intérprete” na 24ª edição do Festival da Canção de Luanda, ocorrido no Palácio de Ferro, em Luanda.
O artista, que recebeu o cheque no valor de 500 mil kwanzas no Sábado, 25, durante o aniversário da Luanda Antena Comercial – LAC, conseguiu alcançar a vitória com a música de sua autoria intitulada ”Brilho”, uma canção que teve a sua entrada histórica no concurso, como relevou o músico em entrevista exclusiva ao ao Portal Marimba Selutu.
Jowsah é cantor, compositor e multi-instrumentista que ingressou no mundo musical aos 12 anos, por influência do seu pai e irmã mais velha [ambos cantores], que sempre o induziram por meio de rodas musicais dentro de casa.
O também produtor musical teve contacto com o seu primeiro instrumento, a guitarra, aos 14 anos, tendo o dominado em apenas 1 ano e fundado a sua própria banda de rock chamada “SIGMA 13”, no ano seguinte, na qual desempenhava o papel de vocalista e solista.
A sua primeira actuação oficial foi marcada no Festival Beneficente, no Instituto Médio de Formação “Alda Lara”, onde apresentar-se no formato voz e violão, levando a vários aparições e bares locais.
Em 2018, com o suporte da sua banda de rock “SIMA 13”, participou na 2ª edição de batalha das bandas organizado pela Neovibe, actuando no ano seguinte no Kaluanda Fest.