27 C
Loanda
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Detidos manifestantes que exigiam água e electricidade em Cangandala

PARTILHAR

Oito activistas cívicos dos municípios de Cangandala, Cacuso e Malanje foram detidos, neste sábado, 25, em Cangandala, a 28 quilómetros da capital da província de Malanje, quando exigiam água e energia eléctrica na localidade.

O activista Gildo Victor, do município de Calandula, disse que a polícia deteve os seus colegas Evaristo Francisco, Eliseu Sozinho, Paulo Venâncio e Morinho Ngongo, de Cangandala; Hamilton Neto, de Cacuso; e Arismendes Mendonça, Rosário Vabel e Franciscos Mangumbala, de Malanje.

Segundo ele, todos foram detidos minutos depois do início da marcha previamente autorizada pelas autoridades.

“A marcha é pacífica e estávamos a seguir aquilo que foi redigido [roteiro], mas depois a polícia criou barreira, dizendo que não podem seguir deste local, devem seguir por outro”, disse Victor.

Victor disse à VOA que “houve tiroteios durante mais de 40 minutos (…) três feridos – Arismendes Mendonça, Hamilton Neto, e eu estou ferido num dos braços”.

Contactada pela VOA, uma fonte da Polícia Nacional não confirmou, nem desmentiu as detenções, mas prometeu dar informação, no domingo, 26.

Recorde-se que, em Fevereiro deste ano, o ministro da Energia e Água, João Baptista Borges, anunciou que foi aprovado “um projecto para eletrificar Cangandala”.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

A electricidade é a força motriz da transição energética, o que pode, paradoxalmente, prolongar a vida das centrais a carvão

A procura global de electricidade está a aumentar em todo o lado, à medida que o mundo se move...

A importância das energias renováveis na produção de eletricidade nos países do G20

O Brasil lidera o G20 em geração de eletricidade renovável, com 89% de sua energia proveniente de fontes renováveis,...

Dez milhões de luandenses terão água canalizada até 2027

Dez milhões de cidadãos na província de Luanda vão beneficiar de água canalizada, depois de concluídos os projectos Bita...

Falta de água nos prédios cria oportunidade de renda para várias famílias

A falta de água corrente em alguns prédios da cidade do Huambo, devido ao mal estado técnico da rede...