26.4 C
Loanda
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Primeiro semestre de 2021: Detidos mais de 22 mil cidadãos

PARTILHAR

Um total de 22.694 pessoas foram detidas nos primeiros seis meses do corrente ano, no País, por cometimento de crimes de agressões sexuais, homicídios e ofensas à integridade física.

Os dados sobre segurança pública foram avançados pelo Ministro do Interior, Eugénio César Laborinho, durante a abertura do Conselho Consultivo Alargado do MININT, que decorre no anfiteatro daquelas instalações, em Luanda.

Eugénio César Laborinho disse que, o número de detidos é resultado de um total de 33.518 crimes participados e registados no primeiro semestre de 2021, e que conheceu uma redução na ordem de 649, em relação ao período anterior.

O número “1” do Ministério do Interior avançou ainda que, apesar da redução de crimes no primeiro semestre, é preocupante o aumento de casos de homicídios, praticados com recurso à arma de fogo, bem como de agressões sexuais que ocorrem particularmente no seio familiar. Por este o facto, Eugénio Laborinho orientou maior reforço nas acções de prevenção e combate à criminalidade com o apoio das comunidades.

“Devemos redobrar as acções de prevenção, dialogando mais com a população e as famílias. A população precisa colaborar mais com as autoridades policiais, pós a segurança pública começa em casa, na escola, no serviço, nas igrejas e nos espaços de lazer”, reforçou o Ministro do Interior.

Falado sobre o nível da filosofia de policiamento junto das comunidades, o governante recomendou o estreitamento da relação com os cidadãos, por via da efectivação do policiamento de proximidade, com acções de orientação do reforço do patrulhamento-auto e apeado, nos locais mais críticos, assim como orientou maior esforço dos efectivos do ministério que dirige, face a preparação do registo eleitoral e das eleições gerais a ter lugar em 2022.

Refira-se que, participam do Conselho Consultivo que vai decorrer durante dois dias (21 e 22), os secretários de Estado, Salvador José Rodrigues (Dodó), José Bamoquina Zau, o Inspector-Geral do MININT, José Paulino Cunha da Silva, assim como o Comandante-Geral da Polícia Nacional de Angola, Comissário-Geral Paulo Gaspar de Almeida, membros do Conselho Consultivo do MININT e do Comando-Geral e Delgados e Comandantes Provinciais.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Detidos jovens por vandalismo de viaturas no Lubango

Nove jovens entre 19 a 26 anos de idade foram detidos no fim-de-semana pela Polícia Nacional (PN), suspeitos de...

Detidos 12 cidadãos em Angola por distribuírem áudios e vídeos para “semear a insegurança”

O Serviço de Investigação Criminal anunciou este sábado que foram detidos 12 cidadãos que "têm estado a financiar e...

AWHRDN e a Associação KUTAKESA condenam detenção ilegal de activistas e cidadãos em Angola

A Rede de Defensores dos Direitos Humanos da África Austral (SouthernDefenders) e a Associação KUTAKESA (KUTAKESA) condenam inequivocamente a...

Democracia em Cabo Verde: Cidadãos devem ser educados a agir sem medo de represálias

Cabo Verde é considerado por muitos um dos bons exemplos da democracia em África, mas analistas nacionais entendem que...