25 C
Loanda
Sábado, Novembro 23, 2024

SIC desmantela rede criminosa composta por cidadãos chineses – Raptos eram uma das especialidades deste “gangue” Made in China

PARTILHAR

O Serviço de investigação Criminal (SIC – Luanda) desmantelou um “gangue” composto por cidadãos chineses que se dedicavam ao rapto, agressão e cárcere privado e procedeu à detenção dos três membros a 27 de Agosto, no decurso de um investigação.

A detenção dos três chineses que agiam de forma organizada e com alvos previamente escolhidos, aconteceu depois de os elementos do SIC-Luanda, como avançou ao Novo Jornal o superintendente-chefe Fernando de Carvalho, terem conseguido libertar três pessoas, dois chineses e um angolano, que tinham sido raptados em plena via pública, na Zona Verde, Belas, Luanda.

O oficial do SIC-Luanda detalhou que o desmantelamento deste grupo organizado foi possível através de um apurado trabalho de “investigação”. Ainda de acordo com a mesma fonte, o “gangue” exigia aos familiares das suas vítimas, quase sempre a residir na China, um resgate de um milhão de Renmimbis – Yuan, cerca de 155 mil USD, a depositar na conta da mulher de um dos meliantes, igualmente residente em território chinês.

O oficial do SIC explicou ainda que os raptores aceitaram reduzir o valor do resgate para 780 mil yuan e o depósito de 3 milhões Kz numa conta num banco nacional e em nome de um dos elementos do grupo. Para apressar os pagamentos, os raptores enviavam fotos das vítimas alvo de torturas, algemados e em claro sofrimento.

Face a esta pressão, os familiares, adianta ai da o superintendente-chefe Fernando de Carvalho, os familiares fizeram um depósito de 400 mil renminbis, cerca de 61.000 USD e ainda os 3 milhões Kz. Na posse dos detidos foram encontradas diversas armas, de fogo e brancas, e ainda telemóveis e documentos.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

COP29: Em oposição a Trump, China abre-se à UE durante negociações sobre o clima

A China tem uma oportunidade na cimeira climática COP29 de marcar pontos com a União Europeia, potencialmente aliviando as...

Como poderão as relações da África com a China e os EUA evoluir na era Trump?

À medida que chegam notícias sobre as escolhas do gabinete do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, muitos estão...

O Brasil caminha na corda bamba entre a iniciativa Cinturão e Rota da China, o G20 e os Estados Unidos

No Brasil, a política externa parece ser uma dança delicada nos dias de hoje, com a administração do Presidente...

A China e a Indonésia aumentam a cooperação e assinam acordo de 10 mil milhões de dólares em energia e tecnologia verdes

A China e a Indonésia assinaram no domingo acordos no valor de 10 mil milhões de dólares no Fórum...