27.4 C
Loanda
Sábado, Novembro 23, 2024

Nomeação da nova presidente do Tribunal Constitucional de Angola continua a gerar polémica

PARTILHAR
FONTE:RFI

Laurinda Cardoso, nova presidente do Tribunal Constitucional de Angola, é contestada por líderes políticos, da sociedade civil e juristas que questionam a sua competência para o cargo. No sábado, a juíza anunciou ter suspendido a sua militância partidária e inscrição nas estruturas do MPLA, partido no poder, no qual integrava o Bureau Político.

Um dos temas que está a animar o debate político em Angola é a nomeação da jurista Laurinda Cardoso para a presidência do Tribunal Constitucional.

A magistrada de 45 anos, foi nomeada esta semana pelo Presidente João Lourenço para substituir Manuel Aragão, que recentemente pediu a demissão do cargo por não concordar com as decisões tomadas pelo coletivo de juízes do Tribunal Constitucional sobre a revisão pontual da constituição angolana.

Laurinda Cardoso, que renunciou ao seu cargo de membro do Bureau Político do MPLA no sábado, partido no poder, para liderar o Tribunal Constitucional, é contestada por líderes políticos da sociedade civil e juristas que questionam a sua competência para o cargo, por ser uma juíza com pouca experiência e sem carreira de mérito no sector da justiça.

Antes desta nomeação, Laurinda Cardoso exerceu as funções de secretária de Estado para a Administração do Território.

No sábado, a juíza anunciou ter suspendido a sua militância partidária e inscrição nas estruturas do MPLA, partido no poder, no qual integrava o Bureau Político.

“Como jurista já devíamos saber e obviamente sabemos quais são os requisitos legais para o exercício da função e nós tomamos todo o cuidado para o efeito. Eu já suspendi a minha militância e a minha inscrição na estrutura do partido, portanto, esse deixa de ser um problema”, disse Laurinda Cardoso à imprensa, no final da sua tomada de posse.

Ainda nesta tomada de posse, o Presidente João Lourenço, pediu a Laurinda Cardoso para criar um ambiente de harmonia, necessário ao bom funcionamento do Tribunal Constitucional.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Eto’o aumenta mandato como presidente da Federação de Camarões e causa polêmica

Uma decisão da assembleia geral da Federação Camaronesa de Futebol (Fecafoot, na sigla em francês) causou polêmica na última...

10 milhões de dólares norte-americanos para combate à fome: Contribuição de Angola para o Fundo Humanitário da UA gera polémica

A notícia avançada nesta sexta-feira, em Malabo, pelo Presidente da República, João Lourenço, de que Angola vai contribuir com...

Depois de muita polémica, o filme amaldiçoado de Terry Gilliam chega finalmente a Portugal

"O Homem que Matou D. Quixote" de Terry Gilliam, antigo membro dos Monty Python, chega finalmente às salas de...

Quem foram os verdadeiros criadores? – O “11 de Novembro” e a polémica em torno do hino nacional

Aos olhos da opinião pública nacional e internacional tem-se a ideia de que a composição do Hino Nacional foi...