29 C
Loanda
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Nova parceria quer levar 400 milhões de doses da vacina Covid-19 para a África

PARTILHAR
FONTE:ONU News

Continente espera iniciar ainda este mês vacinação com dose única da americana Johnson & Johnson; Unicef revela meta de subir dos atuais 2% da população imunizada; União Africana saúda agilização da distribuição nos países-membros. 

O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, anunciou uma parceria com o Mecanismo de Aquisição de Vacinas da União Africana, Avat, para melhorar a compra e distribuição de imunizantes na região.

A meta é entregar mais de 400 milhões de doses da vacina Johnson & Johnson a diversas nações do continente.

Acesso 

A parceria vai ajudar a mitigar o impacto da pandemia, na região que conta com apenas 2% das pessoas totalmente vacinadas.

 Vera Songwe, secretária executiva da Comissão Econômica da ONU para a África.

Vera Songwe, secretária executiva da Comissão Econômica da ONU para a África.

Outra meta é aumentar a aquisição e o fabrico dentro do continente como parte de uma estratégia mais ampla de sistemas de saúde sustentáveis e criação de emprego. (Foto: ECA)

A secretária executiva da Comissão Econômica da ONU para África, ECA, Vera Songwe disse que “a parceria vai aprofundar a colaboração, abrir caminho para uma mais robusta resposta à pandemia e levar o continente à recuperação.

Espera-se ainda que a nova colaboração ajude a “fortalecer os sistemas de saúde e apoiar o sector manufatureiro para a criação de empregos”.

Urgência  

Estabelecida por líderes africanos, a Avat lidera os esforços de acesso justo, equitativo e da distribuição de vacinas. A iniciativa negociou a aquisição de imunizantes com farmacêuticas para vacinar, pelo menos, 60% da população do continente até 2022, alcançando a chamada “imunidade de rebanho”.

Desde o início da pandemia, o Centro de Controle e prevenção de Doenças da África, CDC, trabalha com o mecanismo Covax para garantir um acesso justo das vacinas aos países africanos.

Com a terceira onda atingindo o continente o momento revela-se crítico e o CDC estima que a vacinação generalizada é mais urgente do que nunca.

A aquisição das 400 milhões de doses foi viabilizada pelo Banco Africano de Importação e Exportação que garantiu antecipadamente US$ 2 bilhões a farmacêutica americana.

Desigualdade 

O Afreximbank disponibilizou também financiamento direto aos Estados-membros que requerem fundos para o pagamento das vacinas.

Como parte do compromisso, o banco já havia colocado US$ 30 milhões ao dispor da Johnson & Johnson das nações integrantes da União Africana há três meses.

Vacinas contra Covid-19 chegam a São Tomé através da iniciativa Covax
ONU São Tomé e Príncipe. Vacinas contra Covid-19 chegam a São Tomé através da iniciativa Covax

A directora-executiva do Unicef,  Henrietta Fore,  destaca que o acesso às vacinas contra a Covid-19 tem sido injusto e o peso desta desigualdade é suportado pelas pessoas em África, o que não pode continuar”.

A chefe da agência da ONU reiterou a parceria do continente que apresenta “uma longa história de entrega de vacinas onde elas são necessárias”.

Nos esforços contra a pandemia, o acesso as vacinas é tido como saída mais segura. Diante da emergência de novas variantes, a imunização em África é considerada essencial.

Medicamentos

No continente, a velocidade e escala na distribuição das vacinas é tida como essencial para a recuperação econômica diante da crise que revela as vulnerabilidades no fabrico de produtos farmacêuticos.

Antes da pandemia, o continente fabricava apenas menos de 2% do total de medicamentos de que necessita.

Este mês de agosto deve marcar o início da distribuição da vacina Johnson & Johnson nos países-membros da União Africana como parte da nova parceria apoiada pela Avat.

Funcionário de saúde de Angola recebe vacina através da iniciativa Covax
Funcionário de saúde de Angola recebe vacina através da iniciativa Covax (Foto: Unicef/COVAX/Carlos César)

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Cientistas brasileiros desenvolvem primeira vacina que poderá ajudar a quebrar a dependência da cocaína

A vacina foi concebida para ajudar a produzir anticorpos anti-cocaína no organismo de uma pessoa quimicamente dependente da substância. Cientistas...

Vacinas contra câncer podem ser “novo paradigma de tratamento” com dados de MSD e Moderna

Uma vacina experimental baseada em mRNA da Moderna Inc e da MSD reduziu em 65% o risco de que...

Gana aprova vacina contra malária da Universidade de Oxford

Uma vacina contra a malária da Universidade de Oxford foi aprovada para utilização no Gana. O país está a...

2 anos de vacinas contra covid: o que aprendemos sobre resultados e efeitos colaterais

O Museu de Ciência de Londres, no Reino Unido, montou uma exposição temporária para marcar a epopeia do desenvolvimento...