Jorge Fonseca alcança a 25.ª medalha do desporto português em Jogos Olímpicos.
O judoca Jorge Fonseca conquistou esta quinta-feira o bronze na categoria de -100 kg dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, ao bater o canadiano Shady Elnahas por waza-ari, alcançando a 25.ª medalha do desporto português em Jogos Olímpicos.
Judoca queria mais
Jorge Fonseca disse no final do combate que não se contenta com o resultado de hoje. O judoca “queria mais”. “É saboroso, mas eu queria mais. Estou feliz, trabalhei para o ouro, era o grande objetivo. Infelizmente não deu, agora é trabalhar para o próximo”.
Fica para Paris 2024. O atleta diz que quer ser o melhor de todos os tempos no desporto nacional.
“Queria tanto ganhar esta medalha, estava muito aflito, não sabia o que fazer, estava desesperado. Mas tudo correu, graça a Deus, trabalhei bastante para essa prova, o meu objetivo era o ouro e agora é trabalhar para mais. São mais três anos e vou trabalhar para conquistar o ouro em Paris”, disse Jorge Fonseca.
UMA DEDICATÓRIA “SARCÁSTICA”
Dedicou a medalha aos dirigentes da Adidas e da Puma porque lhe disseram que “não tinha estatuto para ser patrocinado”.
No final da entrevista, voltou a dançar e disse: “a gente baila na mesma com o bronze. Viva Portugal, somos os maiores! Já precisávamos desta medalha, o desporto nacional está a evoluir bastante e precisamos de atletas como todos nós”.
O judoca já recebeu a medalha de bronze. Jorge Fonseca brincou no momento de receber o ‘bronze’, parecendo ter pedido para retirar uma de metal mais precioso, mas depois beijou a medalha e exibiu-a, antes da ascensão da bandeira portuguesa, não conseguindo depois conter as lágrimas.
O judoca do Sporting venceu o primeiro título mundial, a 30 de Agosto de 2019, quando bateu na final o russo Niyaz Ilyasov, para se tornar no primeiro português campeão do mundo da modalidade, celebrando com uma animada dança no tatami.