Após a grande desaceleração em 2020, as compras de veículos novos aumentaram novamente este ano. Jeune Afrique deu uma olhada nas marcas e modelos na vanguarda do reboot em infográficos.
Os mercados automotivos africanos foram duramente atingidos em 2020, mas os primeiros meses de 2021 são encorajadores.
Um mercado de veículos eléctricos na RDC ou na Costa do Marfim?
A electromobilidade permanece anedótica no continente, mesmo na África do Sul e Marrocos. No entanto, notamos um início tímido no aluguel de veículos de duas rodas na cidade.
Um horizonte muito distante. É assim que surge o novo mercado de veículos elétricos no continente. “Neste ponto, a demanda do negócio não é perceptível. Para além dos modelos híbridos da Toyota, a utilização da energia eléctrica não se adapta ao contexto regional e às necessidades quotidianas dos nossos clientes profissionais. Levará tempo e ação das autoridades públicas para que isso mude ”, disse Marc Hirschfeld, CEO da CFAO Automotive , um dos principais distribuidores do continente.
Com preços elevados, a natureza muitas vezes aleatória da rede elétrica e a quase total ausência de infraestrutura de recarga mesmo em áreas urbanas, esses veículos permanecem distantes da realidade africana.