25 C
Loanda
Sábado, Novembro 23, 2024

Economista questiona agravamento dos juros pelo BNA

PARTILHAR
FONTE:JA

O aumento geral dos preços na economia nacional está relacionado com a redução da oferta de bens e serviços e não com o aumento da massa monetária, considerou o economista e docente universitário António Estote, recusando a abordagem que, no início do mês, levou o BNA a agravar os juros.

Na última reunião do Comité de Política Monetária (CPM), o BNA elevou a Taxa Básica de Juro de 15,5 para 20 por cento, bem como as taxas da Facilidade Permanente de Cedência e de Absorção de Liquidez de 19,88 para 25 e de 12 para 15 por cento, respectivamente.

O governador do BNA, José de Lima Massano, declarou, naquela ocasião, que o aumento das taxas de juro dava-se pela persistência das tensões inflacionistas que colocam em risco a meta de inflação de 19,5 por cento estabelecida para o ano em curso.

O economista considerou, em declarações depois prestadas à imprensa, que o aumento dos preços não é uma questão de política monetária, sendo uma questão ligada à escassez suscitada pelo corte da importação de bens não coberto pela produção nacional.

“A ideia é substituir os produtos importados por nacionais”, lembrou a fonte, notando que, apesar do corte ocorrido nas importações, “a produção nacional demonstra não ter capacidade de cobertura para abastecer o mercado”.

António Estote disse acreditar que a solução do problema passa por uma conciliação entre política orçamental e a política monetária, em que esta última persiga a estabilidade cambial, mantendo o Kwanza estável, como está acontecer agora, ao que se devem juntar medidas que permitam fomentar o crédito à produção.

Entre outras obrigações indicadas para travar o aumento de preços, António Estote aponta a necessidade de se reduzir a despesa burocrática, aquela relacionada com as despesas com salários, bens e serviços da Administração Pública, no âmbito da reforma do Estado, bem como limitar o endividamento público e priorizar as despesas de manutenção e funcionamento das infra-estruturas.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Taxas de juro. Lagarde diz que todas as opções “estão em aberto” para setembro

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, afirmou que todas as opções estão em aberto quanto à...

FMI diz que Banco Nacional de Angola deve preparar liquidação de bancos “problemáticos”

O Fundo Monetário Internacional (FMI) disse que os programas económicos e financeiros do governo angolano fortaleceram " a resiliência"...

Angola: Governador do BNA e empresários com leituras diferentes sobre acesso ao crédito

O governador do Banco Nacional de Angola (BNA) afirmou na primeira edição do Angola Economic Outlook 2023, na quinta-feira,...

BNA aplica multas na ordem dos Kz 215,6 milhões

De acordo com a publicação do Departamento de Regulação e Organização do Sistema Financeiro do BNA, as infracções foram...