27 C
Loanda
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

BES. Relator aponta “desastre completo” na relação do Banco de Portugal com o BESA

PARTILHAR

“Queria deixar um ponto que, pela sua importância, não posso deixar de referir que é a relação com o BES Angola, é um desastre completo, é um dos problemas do colapso do BES”

O deputado responsável pelo relatório da comissão de inquérito ao Novo Banco, Fernando Anastácio, qualificou esta terça-feira como um “desastre completo” a relação do Banco de Portugal (BdP) com o BESA, criticando a passagem de responsabilidades para a supervisão angolana.

O deputado relator apresentou esta terça-feira a versão preliminar do relatório final da Comissão Eventual de Inquérito Parlamentar às perdas registadas pelo Novo Banco e imputadas ao Fundo de Resolução.

Com muitas críticas à supervisão “ineficaz, pouco atuante, identificando os problemas, sem capacidade de os resolver” no período até à resolução do BES, o deputado do PS fez questão de dar o exemplo concreto do BES Angola.

“Queria deixar um ponto que, pela sua importância, não posso deixar de referir, que é a relação com o BES Angola, é um desastre completo, é um dos problems do colapso do BES, há uma relação de subserviência… Não é de subserviência, é de passagem de responsabilidades para a supervisão angolana”, criticou

Para Fernando Anastácio, “a forma como foi tratado aquele protocolo, ainda mais passando poderes ainda antes do protocolo estar feito, colocou o Banco de Portugal numa posição extremamente difícil relativamente ao exercício da sua atividade de supervisão”.”

“Um outro exemplo concreto é a leitura restritiva e minimalista que o Banco de Portugal tinha daquilo que devia ser a sua acção prudencial, particularmente na sua relação com a CVVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) e quando faz aquele protocolo, onde se demite, por exemplo, de analisar e tomar posição relativamente à consolidação do papel comercial das entidades nos próprios balcões dos bancos”, condenou.

 

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Todas as atenções estão voltadas para o Congresso Extraordinário do MPLA

Por: Reginaldo Silva (Jornalista) Continua no segredo dos deuses o conteúdo da proposta de “ajustamento estatutário” que o 8ºCongresso Extraordinário...

Segundo o FMI, o crescimento na África Subsariana está a divergir entre dois grupos, e Angola está no grupo de trás

A África Subsariana alberga nove das vinte economias que mais crescem no mundo este ano, de acordo com o...

Projecto Angola LNG de 12 mil milhões de dólares planeia expansão à medida que aumenta a procura de gás

Os fornecimentos adicionais esperados de gás natural durante o próximo ano levaram o consórcio que opera o projecto Angola...

Haja Homem!

Por: Reginaldo Silva (Jornalista) Em qualquer geografia do mundo mais politicamente consolidada do ponto de vista democrático, entenda-se democracia...