Estamos a uma semana da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos que vão decorrer em Tóquio no Japão.
Recorde-se que as Olimpíadas, que estavam marcadas para o Verão de 2020, foram adiadas para 2021 devido à pandemia de Covid-19.
Aliás o Governo japonês declarou o estado de emergência em Tóquio até dia 22 de Agosto, o que levou Tamayo Marukawa, ministra responsável pelo evento, a decidir que não haveria espectadores nas bancadas durante os Jogos Olímpicos. Uma situação inédita.
As Olimpíadas vão contar com representantes dos diferentes países lusófonos que poderão alcançar medalhas.
A RFI interessou-se aos dois nadadores angolanos, Catarina Sousa e Salvador Gordo, que vão representar o país nestes Jogos Olímpicos.
Catarina Sousa, nadadora luso-angolana de 21 anos, revelou-nos os objectivos que tem para a prova dos 100 metros livres, admitindo estar feliz por participar neste evento.
Salvador Gordo, nadador angolano de 18 anos, que vai participar nos 100 metros mariposa, admitiu que o adiamento da competição de 2020 para 2021 foi benéfico para ele, sendo um atleta que deixou Angola com apenas 11 anos para levar este desafio e chegar o mais rapidamente possível aos Jogos Olímpicos, um sonho agora concretizado.
Os Jogos Olímpicos em Tóquio decorrem de 23 de Julho a 8 de Agosto de 2021 no Japão.
Passamos às outras modalidades,
No futebol,
A Taça Cosafa decorre na África do Sul com a presença de Moçambique. Os Mambas terminaram no segundo lugar no Grupo B e apuraram-se para as meias-finais. Na fase de grupos, os moçambicanos venceram o Malawi por 2-0 e a Namíbia por 1-0, empataram sem golos frente ao Zimbabué, e perderam por 0-1 frente ao Senegal. Moçambique acabou no segundo lugar com 7 pontos, atrás do Senegal com 9 pontos.
De notar que no Grupo A, Essuatíni e África do Sul apuraram-se para as meias-finais.
Nessa fase da prova, os Mambas vão defrontar os sul-africanos e os senegaleses vão medir forças com Essuatíni.
Prosseguimos com a Liga dos Campeões africanos da CAF de futebol,
A final da Liga dos Campeões africanos decorre a 17 de Julho entre os sul-africanos do Kaizer Chiefs e os egípcios do Al Ahly, em Casablanca, em território marroquino.
No ciclismo,
A Volta a França em bicicleta decorre em território gaulês até dia 18 de Julho. Após 18 etapas, o esloveno Tadej Pogačar (UAE-Team Emirates) veste a camisola amarela de líder, e aproxima-se cada vez mais da vitória final. Seria a segunda vez após aquela conquistada em 2020.
O ciclista esloveno de 22 anos, Tadej Pogačar, lidera com 5 minutos e 45 segundos de vantagem em relação ao dinamarquês Jonas Vingegaard (Team Jumbo-Visma) e com 5 minutos e 51 segundos de vantagem em relação ao equatoriano Richard Carapaz (INEOS Grenadiers).
Quanto à décima oitava etapa, que decorreu na quinta-feira 15 de Julho, foi arrecadada pelo esloveno Tadej Pogačar (UAE-Team Emirates), que arrecadou assim três vitórias em etapas nesta edição 2021.
É o ponto final neste Magazine Desporto.