25 C
Loanda
Sábado, Novembro 23, 2024

Guiné-Bissau: Levantamento de imunidade parlamentar a Simões Pereira gera polémica

PARTILHAR
FONTE:VoA

O levantamento de imunidade parlamentar do deputado do PAIGC e ex-primeiro-ministro Domingos Simões Pereira, gera polémica na Guiné-Bissau.

O pedido foi feito pelo Ministério Público, através do gabinete da vice-procuradora Geral da República, Maria Manuela Lopes Mendes.

O Ministério Público quer que Domingos Simões Pereira responda a um caso de desviou de fundos do Estado, tal como foi acusado pelo ex-presidente da República, José Mário Vaz.

Carlos Pinto Pereira, advogado do PAIGC, disse que o pedido de levantamento de imunidade a Domingos Simões Pereira foi indeferido, na semana passada, pela Comissão de Ética do parlamento.

Pinto Pereira explicou que todos os cinco membros da Comissão de Ética, nomeadamente deputados do PAIGC, MADEM-G15 e do PRS, votaram contra o levantamento de imunidade parlamentar a Simões Pereira.

Isso, disse Pinto Pereira, “veda qualquer possibilidade do assunto ser levado pela mesa do Parlamento para apreciação dos deputados na plenária”.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Guiné-Bissau está a usar tecnologia blockchain para aumentar a transparência fiscal

A Guiné-Bissau, uma pequena nação mais conhecida pela instabilidade política recorrente, deu um salto gigante na transparência fiscal. Em...

Guiné-Bissau: Jovens dos partidos prometem combater regime

Ainda não é oficial, mas vários jovens de partidos guineenses prometem unir-se contra o "regime ditatorial" do Presidente Umaro...

Ativistas em Bissau: “Não cometemos nenhum crime”

Nove ativistas detidos durante um protesto em Bissau contra o Presidente Umaro Sissoco Embaló foram ontem libertados e dizem-se...

Guiné-Bissau é “parceiro firme” da Rússia, diz Sissoco Embaló a Vladimir Putin

A Rússia pode contar com a Guiné-Bissau "como parceiro firme", disse o Presidente guineense guineense ao seu homólogo da...