27 C
Loanda
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Matias Guente, do Canal de Moçambique, vence Prémio Internacional de Liberdade de Imprensa

PARTILHAR
FONTE:VoA

O moçambicano Matias Guente é um dos quatro jornalistas internacionais distinguidos, este ano, com o Prémio Internacional da Liberdade de Imprensa, foi anunciado em Nova Iorque a 15 de Junho.

Guente é editor do Canal de Moçambique, publicacão que regulamente critica a corrupção e má governação, e viu a sua redacção foi vandalizada, em 2020, por desconhecidos. Guente já foi raptado e várias vezes ameaçado por denunciar a corrupção.

O Comité para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) atribuiu igual prémio a “corajosos jornalistas da Bielorrússia (Katsiaryna Barysevich), Guatemala (Anastasia Mejía) e Myanmar (Aye Chan Naing ), que noticiaram durante um período historicamente turbulento, cobrindo protestos e turbulência política nos seus países”.

Para Joel Simon, director executivo do CPJ, “no meio de uma batalha pelo controlo da informação, estes jornalistas estão do lado do povo, cobrindo eventos, informando as comunidades, e assegurando a responsabilização”.

“Pagaram um preço, enfrentando a violência, o assédio, a repressão e a perseguição, mas recusaram-se a recuar,” acrescenta Simon.

A premiação de prestígio, que não inclui valores monetários, terá lugar a 18 de Novembro, em Nova Iorque.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Eleições: Lula vence em MG e empata com Bolsonaro em SP e RJ, mostra Genial/Quaest

As pesquisas Genial/Quaest feitas sobre as eleições em três estados do Sudeste, mostram que o ex-presidente Lula (PT) tem...

Nadal vence Grand Slam pela 14ª vez

O tenista espanhol, Rafael Nadal, não deu grande hipótese a Casper Ruud e venceu, domingo, o Torneio de Roland...

Portugal vence duelo ibérico e está nas meias-finais do Europeu de sub-17

Portugal venceu nesta quinta-feira a Espanha por 2-1 em jogo do Europeu de sub-17. A equipa lusa deu um...

Angola vence Guiné-Bissau por 3-2

Angola venceu no último sábado por 3-2 a congénere da Guiné-Bissau, em jogo particular de futebol, disputado no Centro...