24 C
Loanda
Sábado, Novembro 23, 2024

Moçambique perante dificuldades na aquisição de vacinas anti-Covid

PARTILHAR
FONTE:RFI

Está comprometido o processo de recepção de vacinas contra a covid-19 em Moçambique. Em causa estão vários constrangimentos, o Ministério da saúde manifesta preocupação. No mês de Maio falhou a chegada ao país de 2.6 milhões de doses, no âmbito da iniciativa Covax. O relato é de Orfeu Lisboa, o nosso correspondente em Maputo.

As autoridades moçambicanas de saúde revelam que o país está a registar constrangimentos na importação de vacinas contra a Cvid-19.

“Tínhamos a previsão de chegar vacinas, agora em Maio pelo mecanismo Covax, que seriam 2.6 milhões de doses, entretanto com a situação na Índia ficou tudo por terra”.

Benigna Matsinha, Directora Nacional Adjunta de Saúde Pública de Moçambique, revela ainda que também está condicionada a vinda de mais vacinas adquiridas pelo sector privado e pelo governo.

“E temos outro lote de vacinas também que o governo está a comprar através do Banco Mundial em que estamos em processo de aquisição de 7 milhões de doses de vacinas da Jonhson & Johnson mas que também não ha previsão de chegada mas que poderá ser lá mais para o fim do ano, mas nao há nenhuma previsão”.

As incertezas à volta da recepção de vacinas acontece numa altura em que decorre em Moçambique o processo de vacinação contra formas graves da Covid-19.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Botswana e Moçambique duas visões opostas da África Austral

Estes últimos dias, ocorreu uma história de duas transições na África Austral. Primeiro as boas notícias. O Botswana, com...

Vários mortos nas manifestações em Moçambique

Várias cidades de Moçambique foram este sábado (02.11) palco de protestos contra os resultados eleitorais. Há registo de, pelo...

Tensão política em Moçambique atinge ponto crítico após eleições contestadas

Os moçambicanos preparam-se para mais turbulência política na sequência do apelo do líder da oposição, Mondlane, para uma semana...

Crise política agrava-se em Moçambique com manifestantes e jornalistas atacados esta manhã em Maputo pela polícia

A Polícia moçambicana dispersou esta manhã, 21 de outubro, uma manifestação no centro de Maputo, convocada pelo candidato presidencial...