O combate à praga dos gafanhotos no Namibe iniciou este domingo nas zonas afectadas nos cinco municípios da província, confirmou o secretário de Estado para Agricultura, João Cunha.
Em declarações à imprensa, após visitar às zonas afectadas pela praga de gafanhotos nas localidade de Bomba e Tchipia no município do Virei, o secretario disse que é necessário uma avaliação eficaz da dimensão da praga e os danos provocados, para melhor intervenção.
João Cunha garantiu a existência de meios suficientes para combater este mal, que atingiu a província do Namibe esta semana, depois do Cuando Cubango e Cunene.
Por seu turno, a vice-governadora para esfera politica, social e económica do Namibe, Maiza Tavares, apelou a população a ajudar o governo na localização dos principais focos dos gafanhotos, para, de forma imediata, serem combatidos.
O fenómeno, que atinge cinco países da região Austral de África, surge devido às alterações climáticas, que estão a influenciar a reprodução dos gafanhotos de forma massiva, afectando, desta feita, os campos agrícolas e os pastos.