29 C
Loanda
Quarta-feira, Novembro 27, 2024

Pepetela diz que Chivukuvuku é “ameaça” a João Lourenço em Angola

PARTILHAR

“É um bom candidato, tem apoio e sobretudo consegue movimentar a juventude”, justificou o escritor.

O escritor angolano Pepetela considerou esta sexta-feira que o presidente de Angola, João Lourenço, deve vencer as próximas eleições, mas com margem reduzida sobre a oposição, considerando que Abel Chivukuvuku “é um bom candidato” e uma ameaça.

Em entrevista à Lusa em Lisboa, o escritor salienta que o maior risco para a hegemonia do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA, no poder) vem de Abel Chivukuvuku, político angolano, fundador do partido CASA-CE (Convergência Ampla de Salvação de Angola – Coligação Eleitoral) e que foi dirigente durante anos na União para a Independência Total de Angola (UNITA, principal partido da oposição).

Para o autor de obras como “Utopia” “O desejo de Kianda”, “Jaime Bunda”, entre muitos outros livros, e vencedor de vários prémios literários, o Presidente de Angola, João Lourenço, “talvez ganhe” as próximas eleições no país, mas não com a margem que ganhou as anteriores, em 2018.

“Isso certamente. Vai aproximar-se quase do empate. É a perceção que se pode ter”, afirmou.

“Abel Chivukuvuku, que é um nome que está em todas as cabeças, como é que isso vai ser resolvido. Porque é um bom candidato, tem apoio e sobretudo consegue movimentar a juventude”, afirmou o escritor, admitindo que este candidato “pode ser” uma ameaça para João Lourenço.

“Agora, também pode acontecer que ele divida os votos da oposição e, portanto, funcione ao contrário”, salientou.

Quanto a Isabel dos Santos, filha do ex-Presidente José Eduardo dos Santos, poder apresentar-se como candidata, Pepetela limitou-se a dizer: “não acredito muito, primeiro porque ela nunca teve actividade política, não tem experiência para isso, tem, a de ter estado sempre com o pai e aprender sempre em casa, mas para se apresentar como candidata não me parece que tenha e nem acredito muito que ela tenha esse desejo”.

O escritor recebeu esta semana o prémio literário de Angola/Camões das mãos dos Primeiro-ministro português, António Costa, numa cerimónia no Centro Cultural de Belém em Lisboa que assinalou o Dia Mundial da Língua Portuguesa, 5 de maio, onde deu uma entrevista à Lusa.

O prémio foi-lhe atribuído pelo seu mais recente livro “Sua Excelência, de Corpo Presente”.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Dubai poderá estar a proteger Isabel dos Santos

O Dubai não estará a cumprir as "obrigações legais internacionais" relativamente ao mandado de detenção de Angola contra Isabel...

Isabel dos Santos acusa Portugal de cumprir agenda da justiça angolana

sabel dos Santos deu uma entrevista à rádio privada angolana “Essencial” onde falou do percurso profissional, da passagem pela...

Sonangol: Isabel dos Santos é acusada de 11 crimes

A empresária angolana Isabel dos Santos é acusada de onze crimes no processo que envolve a sua gestão na...

Unitel e Isabel dos Santos: Batalha legal em Londres

A bilionária angolanaIsabel dos Santos está a lutar contra um pedido para congelar até 580 milhões de libras (aproximadamente...