24 C
Loanda
Sábado, Novembro 23, 2024

Guiné Equatorial recebe cimeira de negócios da CPLP

PARTILHAR
FONTE:RFI

O Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang, abre esta quarta-feira, 5 de Maio, a cimeira de negócios dos países da lusofonia. A iniciativa junta em Malabo 250 empresários de Portugal, Moçambique, Angola e Cabo Verde.

A iniciativa promovida pela Confederação Empresarial da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP) arranca esta quarta-feira e decorre até sexta-feira, no Centro Internacional de Conferências do Simpopo, na capital da Guiné Equatorial.

A cimeira pretende “consolidar a integração” da Guiné Equatorial na CPLP e “demonstrar o seu potencial, enquanto país de recursos e oportunidades, colocando-o na rota do investimento estrangeiro”, segundo a organização.

Gás, turismo, agricultura, pescas, valorização de activos, banca, formação são alguns dos sectores das empresas que participam na cimeira de negócios, a maioria das quais visita o país à procura de oportunidades de investimento.

A Guiné Equatorial, que está em recessão desde 2016 e aponta um crescimento económico negativo em 2022, é a segunda economia com melhor desempenho entre as economias lusófonas africanas, devendo crescer 4% este ano, segundo o Fundo Monetário Internacional.

A Guiné Equatorial é o terceiro país produtor de petróleo da África subsaariana, a seguir à Nigéria e a Angola, não esquecendo importantes reservas de gás natural, numa economia fortemente dependente do sector dos hidrocarbonetos, que em 2016 representava cerca de 60% do Produto Interno Bruto (PIB).

Cimeira com 250 empresários
A cimeira reúne missões empresariais, comitivas oficiais de vários países lusófonos. São Tomé e Príncipe está representado ao mais alto nível com o Presidente da República, Evaristo Carvalho.

O chefe de Estado de Cabo Verde e presidente em exercício da CPLP, Jorge Carlos Fonseca, intervirá “online” no encontro, enquanto o ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, lidera a comitiva cabo-verdiana em Malabo.

O presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, cuja presença estava prevista, acabou por não se deslocar a Malabo.

A missão angolana é liderada pelo secretário de Estado da Cooperação de Angola, Domingos Lopes, enquanto Portugal será representado pelo encarregado de negócios.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Terá a AIMA competência para decretar o fim do visto CPLP?

Em Portugal, a autorização do visto CPLP termina até final de junho. A Agência para a Integração, Migrações e...

Angola engajada em corresponder aos anseios dos jovens

A secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, reafirmou, esta terça-feira, em Genebra, Suíça, o engajamento de...

Cidadãos da CPLP e G20 isentos de pagamento de visto para Angola

Os cidadãos de países da CPLP ou do G20 vão estar isentos do pagamento de visto de negócios ou...

Conselho de Ministros da CPLP prepara cimeira de São Tomé

Os chefes da diplomacia lusófona debateram em São Tomé, a possibilidade do aumento das quotas dos países-membros da CPLP...