25 C
Loanda
Sábado, Novembro 23, 2024

SADC propõe força para combater terrorismo em Moçambique

PARTILHAR
FONTE:RFI

A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral-SADC- vai propor o envio de 2.916 militares para ajudar Moçambique a combater o terrorismo no norte do país.

Uma comissão técnica de peritos militares vai propor o envio de contingentes militares da região para ajudar Moçambique a combater o terrorismo em Cabo Delgado, no norte do país.

A proposta será discutida amanhã durante a reunião extraordinária do Comité Ministerial do Órgão da Política de Defesa e Segurança da SADC.

A Ministra moçambicana dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, referiu que o objectivo é avaliar a dimensão da ameaça.

“Avaliar a dimensão da ameaça (…) e ver quais são os meios com os quais poderemos agir (…) para que sejam proporcionais ao nível da ameaça”, explicou.

A equipa de avaliação da SADC propõe que sejam enviados para Moçambique dois navios de patrulha, um submarino, um avião de vigilância marítima, seis helicópteros, dois drones e quatro aviões de transporte.

De acordo com a agência de notícias Lusa, a intervenção militar da SADC na guerra em Cabo Delgado que deve estar sujeita a quatro fases, sugere ainda a missão de avaliação da organização regional.

Intervenção militar em quatro fases

Numa primeira fase será recolhida informações por terra, ar e mar, para desta forma obter informação do “inimigo”. A segunda passa pelo envio de forças especiais para a condução de operações contra alvos selecionados e eliminação da criminalidade marítima na área de operação.

A terceira fase estabelece as operações de pacificação e a quarta a retirada da força da SADC.

A assistência humanitária aos deslocados da guerra de Cabo Delgado é outra prioridade, assim como a formação das Forças Armadas de Moçambique em “inteligência militar”.

A proposta consta do relatório que a missão vai submeter à reunião extraordinária do Comité Ministerial do Órgão da Política de Defesa e Segurança da SADC, agendada para amanhã, quarta-feira, em Maputo.

O documento será igualmente analisado na Cimeira Extraordinária da Troika da SADC, marcada para sexta-feira, também na capital moçambicana.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Botswana e Moçambique duas visões opostas da África Austral

Estes últimos dias, ocorreu uma história de duas transições na África Austral. Primeiro as boas notícias. O Botswana, com...

Vários mortos nas manifestações em Moçambique

Várias cidades de Moçambique foram este sábado (02.11) palco de protestos contra os resultados eleitorais. Há registo de, pelo...

Tensão política em Moçambique atinge ponto crítico após eleições contestadas

Os moçambicanos preparam-se para mais turbulência política na sequência do apelo do líder da oposição, Mondlane, para uma semana...

Crise política agrava-se em Moçambique com manifestantes e jornalistas atacados esta manhã em Maputo pela polícia

A Polícia moçambicana dispersou esta manhã, 21 de outubro, uma manifestação no centro de Maputo, convocada pelo candidato presidencial...