25.5 C
Loanda
Domingo, Novembro 24, 2024

“Proposta limita papel do Parlamento” – Liberty Chiaka

PARTILHAR

A UNITA considerou, ontem, em Luanda, que a Proposta de Revisão pontual da Constituição da República limita o papel fiscalizador da Assembleia Nacional.

Em conferência de imprensa realizada no Complexo Sovsmo, no município de Viana, o líder do Grupo Parlamentar da UNITA, Liberty Chiaka, disse que o Presidente da República, na Proposta, “vende a ideia de que vai ficar esclarecido o papel da Assembleia Nacional no âmbito da fiscalização do Executivo, quando, na verdade, a Proposta procura limitar a função deste órgão de soberania”.

Liberty Chiaka indicou que o partido discorda que a administração eleitoral independente seja parte da administração pública.

O chefe da bancada parlamentar da UNITA considerou ainda de “mera propaganda” a ideia do Executivo de retirar da Constituição o gradualismo como princípio para a institucionalização das autarquias locais.

A deputada Mihaela Weba, da mesma bancada, manifestou preocupação com o facto de o diploma considerar que o Conselho Superior da Magistratura Judicial, mesmo não sendo órgão de soberania, represente de modo colectivo o poder judicial.

Em relação à institucionalização das autarquias, a deputada defendeu que o exercício do poder constituinte em finais de legislatura não deve beliscar a boa governação e a lisura do processo eleitoral em curso.

De iniciativa do Presidente da República, a Proposta está em apreciação nas comissões de especialidade da Assembleia Nacional, depois da aprovação, na generalidade, na semana passada.

A Proposta de Lei de Revisão Pontual da Constituição prevê, entre outros aspectos, a clarificação do modelo de relacionamento entre o Titular do Poder Executivo e o Parlamento, em relação à fiscalização política e ao direito de voto dos angolanos residentes no estrangeiro.

A eliminação do gradualismo na Constituição, principal divergência entre o Executivo e os partidos da oposição sobre as primeiras eleições autárquicas, consta também da proposta.

O texto proposto à Assembleia Nacional pretende, igualmente, assegurar a afirmação do Banco Nacional de Angola como entidade independente e o estabelecimento de um período fixo para a realização das eleições gerais.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Liberty Chiaka acusa DIP do MPLA de interferir de forma directa nos órgãos de comunicação social públicos

Liberty Chiaka, Presidente do Grupo Parlamentar da UNITA, acusou esta esta semana, o Departamento de Informação e Propaganda do...

STP: ADI critica o Governo por ter retirado a proposta de reajuste salarial

O Maior partido da oposição São-tomense, Acção Democrática Independente (ADI), afirma que os argumentos apresentados pelo Governo para retirar...

Manucho Gonçalves aguarda a proposta de clubes do Girabola

Depois de ter passado em equipas como Manchester United, Panathnaikus da Grécia e Rayo Vallicano, o avançado angolano quer...

São Tome e Príncipe: Sindicatos acusam Governo de não negociar proposta de aumento salarial

Governo apresenta proposta de revisão ao Parlamento Os sindicatos são-tomenses acusam o Governo de não ter dialogado em sede de...