25 C
Loanda
Sábado, Novembro 23, 2024

Moçambique retoma aulas presenciais e treinos de Moçambola

PARTILHAR
FONTE:RFI

O Presidente de Moçambique anunciou a reabertura das escolas e a retoma dos treinos do Moçambola. Numa comunicação à nação no âmbito da situação de calamidade pública em vigor, Filipe Nyusi anunciou as novas medidas que vão entrar em vigor às 00h00 de 7 de Março em “todo o território nacional”.

COVID-19
ÁFRICA LUSÓFONA
FRANÇA
ÁFRICA
INTERNACIONAL
PROGRAMAS
/ Moçambique
MOÇAMBIQUE/COVID-19
Moçambique retoma aulas presenciais e treinos de Moçambola

Publicado a: 04/03/2021 – 20:22

Áudio 00:53
Filipe Nyusi, Presidente de Moçambique.
Filipe Nyusi, Presidente de Moçambique. AFP – SIPHIWE SIBEKO
Texto por:
Cristiana Soares
4 min
O Presidente de Moçambique anunciou a reabertura das escolas e a retoma dos treinos do Moçambola. Numa comunicação à nação no âmbito da situação de calamidade pública em vigor, Filipe Nyusi anunciou as novas medidas que vão entrar em vigor às 00h00 de 7 de Março em “todo o território nacional”.

PUBLICIDADE
“Este é um combate em que não há dois campos, estamos todos no mesmo lado”, começou por sublinhar o chefe de Estado que acrescentou que “as vacinas vão chegar e vão ser administradas primeiro aos que mais precisam: os profissionais de saúde.”

“As vacinas vão ser uma enorme ajuda na batalha contra a Covid-19, mas não são um milagre. São um complemento a este processo de prevenção colectiva que estamos a enfrentar desde o início da pandemia.”

As novas medidas anunciadas por Filipe Nyusi entram em vigor às 00h00 de 7 de Março, em todo o território nacional, por um período de 30 dias.

Nyusi anunciou “a manutenção do essencial das medidas do Decreto n°. 2/2021, de 4 de Fevereiro, que revê as medidas para a contenção da propagação da pandemia da Covid-19, enquanto durar a situação de calamidade pública. Segundo, deve ser reforçada a obrigatoriedade do uso de máscaras em todos os locais públicos. Terceiro, (…) é autorizada a retoma das aulas presenciais nas instituições de ensino primário, secundário, técnico-profissional, formação profissional e superior em todo o território nacional. (…) é autorizada a retoma dos treinos das equipas que disputam o campeonato nacional de futebol, denominado Moçambola. (…) A retoma dos treinos é condicionada à realização de testes semanais, sendo que os atletas que testarem positivos serão submetidos ao regime de quarentena.”

O chefe de Estado ressalvou, ainda, que as medidas agora anunciadas podem vir a ser ajustadas em função da evolução da pandemia no país.

Filipe Nyusi, esta noite, manteve as restrições anunciadas há um mês, entre elas o recolher obrigatório das 21h00 às 04h00, na área metropolitana de Maputo, que abrange os distritos de Matola, Boane e Marracuene.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Botswana e Moçambique duas visões opostas da África Austral

Estes últimos dias, ocorreu uma história de duas transições na África Austral. Primeiro as boas notícias. O Botswana, com...

Vários mortos nas manifestações em Moçambique

Várias cidades de Moçambique foram este sábado (02.11) palco de protestos contra os resultados eleitorais. Há registo de, pelo...

Tensão política em Moçambique atinge ponto crítico após eleições contestadas

Os moçambicanos preparam-se para mais turbulência política na sequência do apelo do líder da oposição, Mondlane, para uma semana...

Crise política agrava-se em Moçambique com manifestantes e jornalistas atacados esta manhã em Maputo pela polícia

A Polícia moçambicana dispersou esta manhã, 21 de outubro, uma manifestação no centro de Maputo, convocada pelo candidato presidencial...