26.8 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

PR «traído» sobre proveniência de financiamento do Hospital Municipal da Baía Farta

PARTILHAR

Chefe de Estado mal informado sobre a proveniência de verbas para um hospital envolto em suspeitas de corrupção. Episódios similares, como as inverdades proferidas a partir do Parlamento, colocam em cena o SINSE. Qualidade da obra também gera dúvidas.

O Presidente da República, João Lourenço, deixou a província de Benguela, há sete dias, convicto de que o Hospital Municipal da Baía Farta foi financiado por empresários locais, que vão ter as “mãos limpas pelo apoio prestado ao Estado”, quando, na verdade, a obra resulta de fundos públicos, conforme os resultados de pesquisas feitas pelo Novo Jornal.

Lançada em 2011, um ano depois do concurso público vencido pela empresa Benguela Construções, a obra fez parte do programa de investimentos públicos (PIP), suportado pelo Orçamento Geral do Estado, tendo custado 721 milhões de kwanzas, sem o apetrechamento, que deve estar concluído daqui a um mês.

O Governo de Benguela, segundo fontes bem posicionadas, procedeu a pagamentos nos consulados do general Armando da Cruz Neto e do engenheiro Isaac dos Anjos, ambos ex-governadores provinciais.

Não se conhece a fonte da informação avançada pelo Presidente angolano, se o Governo Provincial ou os próprios empresários, mas João Lourenço é, se ainda existirem dúvidas, “desmentido”” pelo empreiteiro, que está, entretanto, associado a supostos esquemas de corrupção engendrados ao longo de 10 anos, o tempo de duração de uma empreitada projectada para não mais de 24 meses.

Ao sublinhar que às autoridades caberá apenas instalar o equipamento, partindo da ideia de que “”os empresários levantaram a infra-estrutura física””, o Chefe de Estado angolano deu azo a críticas de empreendedores subcontratados pela Benguela Construções, justamente para esse fim, para trabalhos de alvenaria.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Secretário de Estado destaca importância do Recenseamento da População

O secretário de Estado da Comunicação Social, Nuno Caldas Albino, considerou, esta quarta-feira, em Benguela, o Recenseamento Geral da...

FIB 2024 arranca com aumento do número de expositores

A décima terceira edição da Feira Internacional de Benguela (FIB) arrancou, esta quarta-feira, com um aumento de cerca de...

Administrações assumem gestão dos espaços infra-estruturados das centralidades de Benguela

O Governo Provincial de Benguela procedeu, esta quinta-feira, a transferência de competências às administrações municipais do Lobito, Catumbela e...

Festas da cidade de Benguela de regresso com vários atractivos culturais

As festas da cidade de Benguela, que completa 407 anos a 17 de Maio, vão ser celebradas com várias...