Fernando Pedro Gomes, membro do Bureau Político da FNLA, afirmou, sábado, em Luanda, que o projecto de sociedade do partido pretende “eliminar a pobreza no seio dos angolanos e resgatar a terra espoliada aos autóctones e utilizada para benefício de pessoas singulares.”
O político e docente universitário proferia uma palestra sobre o “projecto de sociedade da FNLA, no âmbito do 98º aniversário natalício do fundador do partido, Holden Roberto, assinalado no dia 12 de Janeiro. Caso venha a formar Governo, disse, a FNLA pretende implementar o sistema semi-presidencial, com uma clara separação dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judicial.
O programa económico seria implementado a curto, médio e longo prazos. Na sua dissertação, Fernando Pedro Gomes destacou, igualmente, o papel da UPA/FNLA para o derrube do colonialismo português. “Apesar da Luta de Libertação Nacional ter sido um longo processo, foi possível, a curto prazo, estabelecer um plano, cujo objectivo principal era o derrube do colonialismo português”, disse o político.
Ainda no quadro do aniversário natalício de Holden Roberto, Ndonda Nzinga, também membro do Bureau Político da FNLA, dissertou o tema “15 de Março de 1961, o primeiro dia do fim do império colonial português”. O levantamento daquele dia, esclareceu, teve dois objectivos: proporcionar a liberdade aos angolanos e resgatar a terra que estava nas mãos do colonizador.