26 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Populares entregam armas à Polícia

PARTILHAR
FONTE:JA

Dez armas de fogo de diversos calibres, que se encontravam de forma ilegal em posse da população, foram entregues voluntariamente à Polícia de 1 a 7 deste mês no Cuando Cubango.

O Comandante Provincial da Polícia Nacional, subcomissário André Cololo disse que foram entregues oito armas no município de Ma-vinga e duas em Menongue, fruto das acções de sensibilização que a corporação leva a cabo nas comunidades, sobre o perigo da posse e uso ilegal de armas de fogo.

Do armamento ligeiro entregue constam três AKM, duas AK 47, uma PKM e igual número de armas do tipo, FN, G3, Mauser, um cano de Mauser, 4 carregadores e nove munições diversas.

André Cololo esclareceu ainda que o acto de entrega voluntária representa um trabalho de policiamento de proximidade, fora do processo de desarmamento da população, que vai continuar a decorrer em todo o território do Cuando Cubango.

Apelou à população que ainda tem armas de fogo nas suas residências, no sentido de fazerem a entrega à Polícia Nacional, sem medo, porque não sofrerão sanção alguma.

Pediu, igualmente, aos populares a sensibilizarem os vizinhos ou até mesmo familiares que tenham armas, no sentido de as entregar à Polícia Nacional e, assim, se evitar acidentes fatais com o uso das mesmas no seio das comunidades.

João Lunoca, um cidadão residente do bairro Camungamba, arredores da cidade de Menongue, que possuía uma arma de tipo AK47 há mais de 20 anos, explicou que a mesma foi encontrada na mata, supostamente abandonada durante o período do conflito armado e que a usava para a caça furtiva.

“Decidi entregar depois da informação da Polícia Nacional veiculada na rádio local. Todo o cidadão, que tem uma arma de fogo na sua residência, pode fazer a entrega, por constituir perigo para todas as pessoas da comunidade”, disse.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

UE vai usar 3 mil milhões de euros de lucros de ativos russos para ajudar Ucrânia

Os representantes diplomáticos dos 27 Estados-membros da União Europeia (UE) chegaram a acordo, quarta-feira, para usar parte dos lucros...

Comandante quer relação polícia/cidadão mais estreita

O sucesso da actividade policial depende da actualização profissional dos efectivos, com o propósito de fortalecer a relação polícia/cidadão,...

Ministério Público recebe comunicação da PSP sobre protesto no Capitólio

Milhares de agentes da PSP e da GNR manifestaram-se na noite de segunda-feira em Lisboa. O protesto aconteceu no...

O chocante caso de homem que abusou de mais de 100 corpos em hospitais britânicos

Um inquérito concluído pela polícia britânica confirmou que o funcionário David Fuller abusava de cadáveres nos hospitais onde trabalhou...