22 C
Loanda
Quinta-feira, Setembro 19, 2024

Cuando-Cubango: Antigos combatentes terão emprego na Siderurgia do Cuchi

PARTILHAR

Cerca de 1.500 antigos combatentes e veteranos da Pátria, residentes no Cuando Cubango, serão enquadrados na Companhia Siderúrgica do Cuchi (CSC), cujas obras se encontram a 95 por cento de execução física e começa oficialmente a produzir o ferro gusa, em Abril de 2021.

O secretário de Estado para os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Domingos André Tchikanha, visitou recentemente o empreendimento e recebeu garantias, dos responsáveis da CSC, estarem asseguradas as 1.500 vagas para os ex-militares e seus dependentes, sobretudo na produção de grandes quantidades de carvão, produto fundamental para o funcionamento da fábrica.

“Temos um acordo com a empresa CSC para inserimos os antigos combatentes, órfãos, viúvas e deficientes físicos de guerra neste imponente projecto que vai criar, na fase inicial, três mil postos de trabalho, para o aumento da capacidade de produção de ferro no país e diversificar a economia”, disse.

A CSC que tem já instalado um dos três altos-fornos para o ferro gusa e vai produzir diariamente 250 toneladas do metal, muito procurado nos mercados internacionais.

Orçado em 300 milhões de dólares, a Companhia Siderúrgica do Cuchi será a primeira fábrica de fundição em Angola, que vai operar unicamente com uma fonte de energia renovável, no caso o carvão vegetal, para fundir minério.

Isso vai permitir, igualmente, a instalação de um sistema de energia termoeléctrica que absorverá os gases do alto-forno, para gerar cerca de 15 megawatts de corrente eléctrica para o empreendimento e a população da sede municipal.

Segundo o secretário de Estado, o Ministério de tutela tem vários projectos para a inserção dos associados no mercado de emprego e cuja materialização depende, em primeira instância, da organização dos mesmos, através de associações ou cooperativas de diversos ramos de actividade.

Domingos André Tchikanha referiu que pelo facto de o país estar sem capacidade financeira, os apoios serão distribuídos às cooperativas que demonstrarem maior organização e eficácia.

“Por esta razão, reunimos com alguns associados na província do Cuando Cubango, no sentido de mobilizá-los para se organizarem e legalizarem os seus projectos junto do governo local, para posteriormente beneficiarem de ajuda do Ministério de tutela”, disse.

Domingos André Tchikanha informou que o Ministério controla 153 mil antigos combatentes e veteranos da Pátria. Foram criadas, até agora, 300 cooperativas, a maioria das quais está em vias de legalização junto dos governos provinciais.

No Cuando Cubango, o secretário de Estado para os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria visitou o centro de larvicultura e engorda do Missombo, que prevê, nos próximos dias, comercializar cerca de 200 toneladas de peixe tilápia.

O responsável explicou que a visita ao empreendimento visou colher experiências sobre a criação de micro e pequenas empresas de produção de peixe para os antigos combatentes e veteranos da Pátria em todas as províncias.

Outro objectivo é desenvolver essa actividade nas unidades militares, tendo em vista que em tempo de paz as Forças Armadas Angolanas (FAA) também estão engajadas em vários projectos de produção para a auto-suficiência alimentar.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Paz melhora indicadores de educação e empregabilidade no Cuando Cubango

Os 22 anos de paz definitiva permitiram melhorar substancialmente os indicadores da província do Cuando Cubango, nos domínios da...

Arrecadação de receitas com incremento da pesca desportiva na bacia de Okavango

Ao falar à imprensa no quadro da expedição que decorre na região, lembrou que já foi realizada uma primeira...

Antigos Combatentes pedem revisão da lei

Numa mensagem, por ocasião do dia do Antigo Combatente e Veterano da Pátria, estes sublinham que a lei do...

Governo angolano cria Fundo Nacional de Emprego

O objetivo, explica o Executivo de João Lourenço, é mitigar o desemprego da juventude. Criação do fundo foi aprovada,...
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema