24 C
Loanda
Sábado, Novembro 23, 2024

Bonifácio António lança o livro “A corrupção em Angola: Um olhar ontológico”

PARTILHAR

O filósofo angolano Bonifácio António vai lançar, em dezembro, o livro “A corrupção em Angola: Um olhar ontológico”.

O livro, disse António, apresenta as várias dimensões do fenómeno da corrupção em Angola, as suas causas e consequências.

Para ele, a corrupção deve ser observada nas vertentes moral, social, económica, política, ética, cultural e religiosa para ser melhor compreendida e combatida.

“Não só falamos da corrupção política, mas também dos pequenos atos que corrompem a sociedade angolana”, disse o o autor.

Entre os comportamentos que dão origem à corrupção, recordou António, constam o favoritismo, o nepotismo, o compadrio e a falta de fiscalização dos atos governativos.

“A corrupção passou a ser a nossa escola de vida, uma cultura, muitos não conseguem viver fora da corrupção. O normal passou a ser corromper e deixar-se corromper,” disse.

O problema da corrupção, na leitura de António, é acima de tudo antropológico e a sua solução passa pela revolução mental do homem, por haver no território nacional uma “desordem estabelecida”.

“A melhoria deste quadro pela consciencialização das pessoas, porque o prolema é de mentalidade. Se houver uma revolução mental, certamente que se vai refletir no social, porque existe também uma desordem social estabelecida pelo homem”, disse.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Todas as atenções estão voltadas para o Congresso Extraordinário do MPLA

Por: Reginaldo Silva (Jornalista) Continua no segredo dos deuses o conteúdo da proposta de “ajustamento estatutário” que o 8ºCongresso Extraordinário...

Segundo o FMI, o crescimento na África Subsariana está a divergir entre dois grupos, e Angola está no grupo de trás

A África Subsariana alberga nove das vinte economias que mais crescem no mundo este ano, de acordo com o...

Projecto Angola LNG de 12 mil milhões de dólares planeia expansão à medida que aumenta a procura de gás

Os fornecimentos adicionais esperados de gás natural durante o próximo ano levaram o consórcio que opera o projecto Angola...

Haja Homem!

Por: Reginaldo Silva (Jornalista) Em qualquer geografia do mundo mais politicamente consolidada do ponto de vista democrático, entenda-se democracia...