26.8 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Empresários convidados a investir no Burkina Faso

PARTILHAR
FONTE:JA

O Presidente do Burkina Faso, Roch Marc Kaboré, convidou os empresários angolanos a investirem naquele país da África Ocidental.

O convite de Roch Marc Kaboré consta numa mensagem entregue, ontem, em Luanda, ao homólogo angolano, João Lourenço, pelo seu conselheiro especial, Mamadou Ndoye. O Chefe de Estado burkinabe adiantou que há, no seu país, oportunidades que podem interessar à classe empresarial angolana.

O enviado de Kaboré reforçou que, além do algodão, o Burkina Faso tem, por exemplo, muitos minerais, com destaque para o ouro, que podem beneficiar o empresariado angolano. Mamadou Ndoye explicou que a ideia é dinamizar a cooperação bilateral ou mesmo melhorar os níveis já alcançados neste domínio. “Os empreendedores angolanos podem explorar muitos sectores no nosso país”, garantiu.

Ndoye disse que a presença de investidores angolanos no Burkina Faso vai ajudar a dinamizar a actividade económica entre os dois países, devido à experiencia que ambos têm. Informou que há, no seu país, um programa nacional de desenvolvimento, promovido pelo Presidente Kaboré, que dá espaço a vários investidores para explorarem várias áreas, como a agricultura.

Mamadou Ndoye insistiu que é desejo do Chefe de Estado burkinabe que empresários angolanos invistam naquele país. “Por isso, vim transmitir, a pedido do Presidente Kaboré, essa informação ao Presidente João Lourenço”, frisou.

O encontro, que durou cerca de meia hora, serviu, igualmente, para passar o Presidente angolano e o enviado do homólogo passarem em revista o estado de cooperação entre os dois países.

Em declarações à imprensa, à saída do encontro, Mamdou Ndoye disse ser, igualmente, pretensão de Kaboré que as relações entre os dois Estados atinjam níveis melhores do que os conseguidos até ao momento.

Convite a João Lourenço
O Presidente do Burkina Faso manifestou o desejo de ter o homólogo angolano, João Lourenço, como convidado na cerimónia de investidura, caso seja reeleito nas eleições presidenciais que se realizam este mês.

O desejo do Chefe de Estado burkinabe consta, igualmente, da mensagem entregue, ontem, ao Presidente João Lourenço, pelo enviado de Kaboré, Mamadou Ndoye.

O Burkina Faso vive os últimos dias de campanha eleitoral para a primeira volta das presidenciais, do dia 22.

Roch Marc Christian Kaboré, de 63 anos, eleito Presidente em Dezembro de 2015, tenta a reeleição.

Foi primeiro-ministro, entre 1994 e 1996, além de presidente da Assembleia Nacional (2002- 2012).

Além de Kaboré, 12 candidatos concorrem às eleições, que se realizam depois de o país ter registado um aumento da violência jihadista que, ao longo dos últimos cinco anos, provocou mais de 1.200 mortos e um milhão de deslocados.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Burkina Faso: 4 oficiais detidos depois de inviabilização de tentativa de golpe

O Ministério Público Militar anunciou hoje ter detido 4 oficiais suspeitos de envolvimento numa "conspiração contra a segurança do...

Burkina Faso suspende difusão da revista Jeune Afrique no país

O Burkina Faso anunciou a suspensão no território de "todos os meios de difusão" da revista francesa Jeune Afrique,...

Burkina Faso exige saída de tropas francesas daqui a um mês

Há meses que a França, antiga potência colonial, é contestada no Burkina Faso, que se aproxima cada vez mais...

ONU pede “libertação imediata” de dezenas de mulheres no Burkina Faso

Até 80 mulheres podem ter sido sequestradas por alegados jihadistas no norte do Burkina Faso na quinta e na...